Além das rendeiras e do artesanato local, a menina dos olhos de Floripa, conta com outras artes que preenchem a ilha…
Além das belas paisagens e belezas naturais, a Lagoa da Conceição é repleta de artes e artesanatos. Passear pela Avenida das Rendeiras, por exemplo, pode ser um programão. A renda de bilro, uma tradição vinda dos Açores, era feita pelas mãos hábeis de mulheres enquanto esperavam os maridos voltarem do mar. A técnica foi passando de mães para filhas por gerações e hoje ganhou a companhia do tear e do crochê.
Você vai encontrar toalhas de mesa de vários tamanhos, toalhinhas de bandeja, cortinas, guardanapos, toalhas de lavabo, blusas e batas e mais um monte de artesanatos em cada barraquinha que se para.
Dica: Quem quiser aprender, além de comprar, tem aulas no Casarão Cultural Bento Silvério. Misturada a essas barracas, há o artesanato, peças feitas à mão, de barro ou de madeira, que traduzem o espírito criativo da Ilha.
Nascido no Rio Grande, o escultor Maia que fez uma carreira nacional e internacional de sucesso, escolheu a Ilha de Santa Catarina, mais precisamente a Lagoa da Conceição, para instalar o Jardim das Esculturas do Maia.
São artes que representam a mulher em seus diversos universos, as obras são de grandes dimensões e geralmente usam o tom terracota como base.