Radical ou não, Campos do Jordão é um paraíso para quem gosta de praticar esportes.
Pedalar é um dos esportes na montanha mais praticados na cidade (e um dos mais difíceis). É comum ver grupos pedalando morro acima ou competições acontecendo.
Passeio de quadriculo é outra mania, não se pode chamar de esporte, mas é um jeito preguiçoso e gostoso de conhecer os arredores com ares de aventura.
Trilhas existem aos montes, de todos os tipos e graus de dificuldades, algumas delas que terminam em cachoeiras de águas geladas, e revigorantes.
Para aqueles que gostam de radicalizar, um voo duplo de parapente a partir da Pedra do Baú pode ser emocionante, ou escolher o Pico Agudo na vizinha Santo Antonio do Pinhal para saltar de paraglider ou asa delta, o que não faltam são opções para praticar esporte na montanha.
O Campeonato Brasileiro de Enduro FIM de motocross costuma ter Campos do Jordão como cenário para suas provas. A própria geografia do terreno traz obstáculos suficientes para que atletas brasileiros e estrangeiros, combinem dificuldade, velocidade e muita habilidade em terrenos bastante acidentados.
A primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM de 2021 está programada para 28 de fevereiro, data ainda a ser confirmada por conta da pandemia, assim como as subsequentes. Fique de olho no calendário CBM Enduro F.I.M. (cbs.esp.br)
Campos do Jordão sediará, pela sétima vez, a etapa brasileira do famoso Tour de France, a Étape du Tour, a maior prova de ciclismo do mundo. Se antes os ciclistas viajavam a Paris para cruzar a França de bike, passando por obstáculos e provas complexas, agora é a vez desses participantes virem ao Brasil concorrer.
Ano passado, por conta da pandemia, por pouco a prova não foi cancelada, mas aconteceu em dezembro e contou com a presença dos grandes do esporte. Para o programa de 2021, Campos volta ao calendário entre 24 e 26 de setembro, e as inscrições já estão abertas.
Para quem gosta de esporte e cavalos, os melhores animais de Campos do Jordão ficam no Tarandu (contato: (12) 3668-9595), que lá no final dos anos 1970 era um haras onde, além da melhor montaria, quem tinha cavalo, podia deixar seu animal hospedado.
Hoje, o Tarandu aluga cavalos para cavalgadas pelas imediações do Hotel Toriba e por trilhas que levam a cachoeiras; quem gosta de hipismo pode aproveitar a pista de salto para praticar.
E tem mais: cerca de 30 atividades indoor e outdoor, que vão do arborismo, tirolesa, minigolfe e orbital ao up’down, air games, para citar alguns, e sem esquecer a pista de patinação no gelo e os passeios de balão…
O Tarandu tem, também, uma pequena pousada pet friendly com quatro suítes super confortáveis para quem quiser passar o dia perto das brincadeiras.
Para deixar seus cavalos muito bem hospedados em Campos de Jordão, com todos os mimos e cuidados, a dica é a Hípica Golf (12) 98212-2120 em Descansópolis.