Créditos da imagem de capa: goole/vaiviajaristepo.com/ “nenhuma violação de créditos pretendida”.
Como a HIGH tem imóveis por todo o Brasil e também em Paris, Londres, Nova York e outras capitais cinco estrelas, temos amigos descolados em todos esses lugares.
Alguns gostam de ser identificados, outros preferem assinar colunas repletas de dicas e outros escolhem o anonimato, por mil motivos, o que não significa que não conheçam as cidades onde vivem como a palma das mãos.
A rua Dias Ferreira é a escolhida da nossa colaboradora que adora comer e beber bem. “A rua tem restaurantes ótimos”, ela explica, recomendando a visita. No que depender da lista dela, ninguém vai se decepcionar com a gastronomia carioca.
Irajá Bistrô
Pedro de Artagão sempre esteve à frente do Irajá Bistrô, desde os tempos da primeira casa no Botafogo. Premiado, criativo, o chef está à frente de outros restaurantes premiados como a Cozinha Artagão, Irajá Redux, Boteco e Galeto Rainha e o catering Pedro de Artagão Festa. Sem falar nas marcas delivery Oficina do Estrogonofe e Bastarda Pizza. Precisa falar mais?
No menu, os melhores ingredientes, e misturas que despertam sabores inusitados. O Irajá fica em uma casinha com apenas 55 lugares, espalhados por duas salas. Uma boa dica: peça o menu degustação.

Créditos: google tripadvisor.com/ “nenhuma violação de direito pretendida”.
Sushi Leblon
Foi o primeiro restaurante japonês a abrir as portas na Zona Sul do Rio de Janeiro, em setembro de 1986.
O que fez com que ganhasse tantos prêmios, foi a bem dosada mistura de tradição e inovação em sua culinária e o ambiente cool, reflexo do projeto do arquiteto Thiago Bernardes e das inovações do chef Cássio Hara.

Créditos: google/comidanamesa.com.br/ “nenhuma violação de direitos pretendida”.
CT Brasserie
Os nomes por trás dessa brasserie são mais do que conhecidos: os chefs Claude e Thomas Troisgros, que abriram a CT Brasserie em 2011 no Leblon, tendo no comando do fogão a “cria da dupla”, o chef francês Didier Labbé.
A experiência começa no couvert, com pães feitos em casa, manteiga e pastinhas. As entradas seguem a pegada das tradicionais brasseries francesas como moules marinières e polenta mole com ovo poché. Saladas, massas, risotos e peixes e carnes fazem parte do farto menu, que tem tartes como sobremesa. Très français.

Créditos: google/thatfoodcray.com/ “nenhuma violação de direitos pretendida”
Sabor D.O.C
Carnes na brasa é o forte desse restaurante que atrai clientes pelo chouriço, o ceviche e burgers. E serviu de inspiração para a criação do Malta Beef Club, que criou a ideia do corte para ser partilhado e da maturação a seco, que dá maciez para a carne.

Créditos: maltabeefclub.com.br/”nenhuma violação de direito pretendida”.
Boteco Rainha
Nem bem abriu as portas e o boteco do renomado Pedro Artagão virou sucesso. Conseguir uma mesa é uma batalha dura, principalmente à noite.
O Boteco é inspirado nos antigos bares restaurantes de portugueses e espanhóis, com um menu completo que prioriza os frutos do mar. Há quem recomende o croquete de lagosta como entrada.
O ambiente é super tranquilo, com azulejos brancos na parede, “queria simplicidade e que fosse descontraído”, diz o badalado chef.
Nôla
Em um ambiente confortável e descontraído, o chef do restaurante Thiago Sodré oferece um cardápio variado de opções frescas, deliciosas e cuidadosamente preparadas. Não são apenas o thunnini, a galinha e o espaguete carbonara que atraem a clientela, mas as sobremesas como o bolo de queijo, os sorvetes e brownies.

Créditos: google/restaurantenola.com.br/ “nenhuma violação de direito pretendida”.
Tasca Miúda & Cia.
Nem um, nem dois, mas muitos: quem comanda restaurantes sempre inventa uma novidade. Esse é o caso do pessoal que comanda o Maria e o Boi, o KoBa e o Pabu Izakaya e que acaba de abrir, ao lado do Pabu, o Tasca Miúda, no esquema das tascas portuguesas.
Entre as variações do menu, experimente o Bife à Marrare com fritas: mignon ao molho de natas, vinho branco, alho dourado e dijon ou o polvo à espanhola com batata, cebolas, romesco, azeitonas e pão.

Créditos: google/tripadvisor.com? “nenhuma violação de direito pretendida”.
O Pabu Izakaya é um bar tradicional japonês, que vai muito além do sushi e serve pratos tradicionais japoneses pouco conhecidos por aqui, como ramen, tonkatsu, chirashi, karaage, gyoza entre outras opções além de peixes pouco usados nos restaurantes japoneses tradicionais.

Créditos: facebook.com/pabuizakayario/ “nenhuma violação de direitos pretendida”.
Iara Mar e Bar
Se você estiver pretendendo olhar a vista no Mirante Do Leblon, aproveite para conhecer o Iara Mar e Bar, o restaurante dos sócios do Canastra e Poulé, que tem as ostras mais frescas e gostosas da cidade. Concorrido, principalmente à noite, é bom chegar cedo para encontrar um bom lugar.

Créditos: google/cdn12.com/ “nenhuma violação de direito pretendida”.