Créditos da imagem de capa: google/ovictoriano.com.br/ nenhuma violação de direitos pretendida.
Sim! Além da represa de Jurumirim existem, escondidas em propriedades particulares, cachoeiras espetaculares
Com tanta água na região do rio Paranapanema, que forma a represa de Jurumirim, e uma região montanhosa, não é difícil imaginar que existam quedas d’água preservadas pelas matas e pelos fazendeiros. E são 70 cachoeiras naturais não exploradas, sendo que 23 delas são um espetáculo a parte por sua altura, mas, pena! apenas três podem ser visitadas pelos turistas, por estarem dentro de propriedades particulares.
Cachoeira Bela Vista, na região da Pedra Preta, com 77 metros de altura. A Cachoeira da Liberdade, um pouco mais baixa, tem 67 metros de queda, e fica dentro de uma fazenda na região da represa. E a mais baixinha delas, tem 13 metros de altura e também fica em uma propriedade privada perto do Posto Rodoviário.
O Horto Florestal de Avaré é um dos lugares mais agradáveis da cidade, com um grande lago (que no passado era aberto ao banho), cercado por dezenas de árvores preservadas, além da diversidade de flora e fauna incríveis, um banco de germoplasma de espécies ambientais, e áreas reservadas para conservação genética. E é aqui que fica a Cachoeirinha, a única realmente aberta ao público, com apenas um metro e meio de queda.
Dica: Quatro quilômetros de trilhas e a Caverna dos Morcegos, feita à mão no final do século 19, para ser parte da Estrada de Ferro Sorocabana, estão escondidas na mata. Vale a pena o programa.