Se o Batman gosta de praias, não sabemos! Nunca o vimos sem aquele calção, o collant e a capa, mas tem muita gente que AMA uma praia. E se for escondida, deserta, sem ninguém, então…
E curiosamente a Ilha de Santo Amaro, onde fica Guarujá, esconde quatro preciosidades (seriam cinco, mas… Tijucopava já foi descoberta): Prainha Branca, Praia Preta, Praia do Éden e Praia do Sangava.
A Prainha Branca é bem tranquila e tem boa infraestrutura, com pequenas pousadas, e um gostoso prato feito na pequena vila do lugar. Para chegar demora uns 30 minutos de caminhada.
A Praia Preta não é a mesma que fica antes de São Sebastião. Pouca gente conhece, tem acesso meio secreto, uns 200 metros de extensão e ondas perfeitas para surfar. A trilha, de 30 minutos, começa no final da Prainha Branca.
A Praia do Éden fica entre as praias da Enseada e Pernambuco, dentro do Condomínio de Sorocotuba, com uma pequena faixa de areia. Como a praia é de tombo e águas esverdeadas, é preciso cuidado, principalmente com crianças. Mas vale a pena!
A Praia do Sangava, que significa “alagado”, fica escondida entre pedras e árvores. O acesso é difícil e a trilha, de 1h30, sai do Bairro Santa Cruz dos Navegantes, no Guarujá. Depois de subidas e descidas, encontra-se uma praia praticamente deserta, com 90 metros de extensão de águas claras e calmas.
Depois de descobrir as praias mais secretas do Guarujá e já que estamos vindo de lá, o jeito é atravessar a balsa para chegar a Bertioga, e de lá seguir rumo ao paraíso.
Está sem pressa? Pare no Dalmo, uma casa simples, de frente para o canal, que há décadas está na estrada Guarujá-Bertioga, onde o dono servia (ele faleceu em 2019) mariscos, camarões no alho, peixes grelhados e bananas fritas com canela. Tudo muito simples e delicioso.
O sucesso levou o sr. Dalmo a abrir mais três casas (na Rio-Santos, no Guarujá e em São Paulo), mas o primeiro…
Atravessar para a Bertioga é uma aventura, principalmente para a molecada. O ferry-boat que leva carros, pedestre e bicicletas, vem-e-vai pelo canal a cada meia hora e funciona o dia inteiro. Uma dica é ir pela balsa e voltar pela estrada, ou vice-versa.
Dependendo de onde você estiver hospedado, o contorno da estrada pode aumentar bastante a viagem.