Highlights
O que rola de especial por ai
Highlights
O que rola de especial por ai

Barra da Tijuca e Tijuca são a mesma coisa?

Não confunda Barra da Tijuca e Tijuca, os nomes são parecidos, mas uma não tem nada a ver com a outra!

Ocupação de moradia na Zona Norte do Rio de Janeiro
A calma da Tijuca, na Zona Norte do Rio

Para entender se a Barra da Tijuca e Tijuca são a mesma coisa, a Tijuca é um dos bairros mais antigos e tradicionais da Zona Norte do Rio, ocupado pelos jesuítas depois que os portugueses expulsaram os franceses do país, isso nos idos do século XVI, onde instalaram imensas fazendas de cana de açúcar. 

“Sim, embora o carioca da Avenida, do Posto 4, dos chás e cinemas chics fique espantado, existe, nesta sua maravilhosa terra, um “sertão”, como na Amazônia, em Matto Grosso, em Goyaz, em Minas, na Bahia. Embora menos bravio…”

(Trecho de Ricardo Palma no prefácio de O Sertão Carioca, de Armando Magalhães Corrêa, 1936)

Vista para o mar? Nem de binóculo… mas é aqui que fica a famosa Floresta da Tijuca e onde nasceu o músico Tom Jobim e Tim Maia.

Já a Barra da Tijuca é um dos bairros mais recentes da Zona Oeste do Rio. Cujo maior atrativo são os muitos quilômetros de praia e mar, os condomínios, edifícios altíssimos e o urbanismo moderno que em nada lembra a Tijuca. Além disso, é um dos bairros escolhidos por famosos, como Roberto Carlos e Bruno Gagliasso, para morar.

Panorâmica Barra da Tijuca
A Barra da Tijuca e seus quilômetros de praia

Os apelidos? O nome Tijuca tem origem indígena e significa brejo ou charco, o que em ambos os casos corresponde à realidade. 

Mas voltando ao assunto e para acabar de uma vez por todas com essa dúvida, lembre-se: quem está na Zona Norte vive na Tijuca e a turma da beira mar, mora na Barra!

Você também pode gostar

Compare listings

Comparar
plugins premium WordPress