Crédito imagem da capa: welcomeargentina.com/google/ “nenhuma violação de direito pretendida”
Qualidade e diversidade é o que encontramos na cultura de Buenos Aires
Mesmo sendo considerada a cidade dos teatros, com mais de 300 casas de espetáculos, a capital da Argentina tem dezenas de museus que merecem a visita por sua qualidade e diversidade.
Com 120 anos de história, o Museu Nacional de Belas Artes guarda mais de 12 mil peças de diferentes períodos, nacionais e internacionais, e uma dezena de coleções particulares doadas por colecionadores.
Entre os nomes que ocupam suas paredes estão Pollock, Moradi, Xul Solar, Monet, Portinari, esculturas de Rodin e Antoine Louis Barye, o que faz dele um dos melhores museus da cidade, contemplando a cultura de Buenos Aires.
Inaugurado em 1937, depois de o governo ter adquirido a moradia e as coleções da família Errázuriz Alvear, foi inaugurado o Museu Nacional de Artes Decorativas, no Palácio Errázuriz, onde vivia a família.
Mais de quatro mil peças entre mobiliário, porcelanas, vidros, cristais, tapeçarias, pinturas, esculturas, ourivesaria e armaria dão uma visão do fausto em que vivia a alta sociedade.
O palacete é um primor em termos de arquitetura, em estilo francês. Aproveite que está na área para visitar o MALBA, onde está o nosso Abaporu, de Tarsila do Amaral, tela vendida para o colecionador Eduardo Constantini por US$ 2,5 milhões.
Frida Khalo, Diego Rivera, Di Cavalcanti e Portinari fazem companhia a Tarsila no Museu de Arte Latino-Americano. Esses três museus podem ser visitados em um só dia, por estarem muito perto uns dos outros.
O MAMBA (Museu de Arte Moderna de Buenos Aires), em San Telmo, é um museu para quem tem o olhar apurado para a arte experimental e vanguardista. Localizado em uma antiga fábrica de cigarros.
É aqui que fica a obra mais polêmica da década de 1960, da artista Marta Minujín, “La Menesunda”, uma experiência sensorial e tanto, estando por ali, não deixe de visitar.
No bairro La Boca, próximo ao porto e habitado basicamente por italianos e espanhóis, é onde está a sede do time de futebol Boca Juniors e onde fica Caminito.
Também encontra-se a rua Colorida, com suas casas feitas de madeira pintada de várias cores e onde está o Museu Benito Quinquela Martín, com obras que retratam o cotidiano de quem vivia no bairro no século 19.
Benito Martín era pintor, conhecido como o “Pintor dos Portos” e Embaixador de La Boca. Outros artistas ocupam os dois primeiros andares da casa, no terceiro encontram-se objetos pessoais e obras de Benito.
Também em Caminito fica a Fundação Proa, voltada para arte contemporânea, imperdível é sua livraria, com mais de nove mil títulos de autores contemporâneos e independentes. No último andar, um restaurante-café gostoso com linda vista para Puerto Madero. Todos os pontos encontrados fazem parte da maravilhosa cultura de Buenos Aires.
Amalia Lacroze de Fortabat, a mulher mais rica da Argentina, mecenas das artes, concebeu ela mesma o museu que abrigaria sua Colección de Arte Amalia Lacroze de Fortbat. O acervo inclui desde um mosaico bizantino e relíquias egípcias a artistas como Xul Solar, Chagall, Dalí, entre outros.
O Centro Cultural Recoleta se autodenomina “uma fábrica cultural; um espaço para investigar, criar e produzir novas cenas artísticas” apresentando aos jovens um local criativo para desenvolver diferentes manifestações culturais como:
- hip hop;
- desenho;
- recreação.
Além de uma tenda com desenhos argentinos contemporâneos, cinema, laboratório de música, um centro de investigação, a residência dos artistas, e salas de exibição para artes visuais, etc.
O Museu Evita e o Museu River estão tão perto que parecem ter sido pensados para marido e mulher com gostos diferentes.
O primeiro procura manter viva a memória de Eva Perón, a “mãe dos pobres” por meio de fotos, vídeos de época, textos e seu guarda-roupa, considerado, na época, elegantérrimo.
Atravessando a rua, está o Clube Atlético River Plate, retratando mais de 110 anos de aventuras do time, cujo museu fica junto ao Estádio Monumental de Nuñes, para os fanáticos por futebol.