O Jardim Europa é bairro objeto do desejo da maioria das pessoas que quer viver em um bairro tranquilo, arborizado, em casas muito espaçosas e no coração da cidade.
Incrustado entre a Avenida Faria Lima, que reúne escritórios de empresas poderosas, bancos, serviços e o festejado Shopping Center Iguatemi; a Avenida Europa e seus showrooms de automóveis de luxo; a Alameda Gabriel Monteiro da Silva, pólo de decoração que reúne as mais bacanas grifes do setor; a simpática rua Groenlândia; e segue, pelo outro lado da Avenida Europa, até a Avenida Nove de Julho.
Reunimos neste conteúdo essas e outras características do Jardim Europa. Saiba mais a seguir.
Marca registrada do bairro
Ipês, sibipirunas, flamboyants, jacarandás são algumas das espécies de árvores que sombreiam as sinuosas ruas do Jardim Europa, nas quais os moradores se exercitam, seja a pé, correndo ou de bike – meio de transporte que vem sendo adotado por quem trabalha perto.
E é nas bordas do bairro, nas avenidas que parecem proteger quem vive nesse oásis verde, que ficam os clubes, museus, restaurantes transados, supermercados, farmácias e todo tipo de serviço que deve existir pertinho de casa.
Um pouco de arte
Museus e galerias de arte não faltam nas beiradas do Jardim Europa.
É no casarão da esquina da Faria Lima com a rua Escócia, antes residência de Fábio da Silva Prado e Renata Crespi, que foi instalado o Museu da Casa Brasileira, ele aborda o tema moradia sob o ângulo da arquitetura e do design. Seus prêmios e concursos rendem exposições imperdíveis. E o restaurante Santinho, nos fundo do casarão, de frente para o belo jardim, é um programa delicioso.
Um dos maiores acervos de cinema, fotografia e música pode ser visto no MIS, Museu da Imagem e do Som, que traz exposições, mostras de cinema e outras atividades audiovisuais imperdíveis.
O imenso terreno na esquina da rua Alemanha com a avenida Europa esconde o MuBe, Museu Brasileiro de Escultura. Enquanto o mais novo membro desse grupo cultural, aberto no final dos anos 1990, é o museu-biblioteca da Fundação Ema Klabin.
Pela alameda Gabriel Monteiro da Silva, a rua da decoração mais antenada da cidade, e suas travessas encontram-se galerias com a melhor arte e fotografia nacional.
E outro pouco de tudo…
Tudo isto misturado a restaurantes, bistrôs, e cafés descolados que fazem com que o Jardim Europa tenha de tudo, logo ali na esquina, e mantenha a tranquilidade típica de um bairro residencial.