Highlights
O que rola de especial por ai

História de Portugal e Lisboa: um passeio pelo passado e presente

Impossível, em poucas linhas, contar a história de Portugal e Lisboa que, dizem, remonta ao período neolítico.

Portugal, esse pedaço de terra na parte mais ocidental da Europa, foi objeto de cobiça, guerras e invasões por milênios. Foi poderoso e subjugado, rico e pobre, soberano e aviltado. Fundada, acredita-se, por volta de 1.200 a.C., que Lisboa sempre foi o centro nevrálgico desse pequeno país. 

Em 1755, a cidade foi quase que totalmente destruída por um terrível terremoto, e reconstruída segundo os planos traçados pelo Marquês de Pombal, (Sebastião José de Carvalho e Melo), o Ministro da Guerra e Negócios Estrangeiros, o que gerou um estilo arquitetônico conhecido como “Pombalino”. 

Por conta das ruas muito íngremes e estreitas, o centro histórico de Lisboa é servido por elevadores, como o de Santa Justa, e funiculares como o carril da Bica, que facilitam o acesso entre as partes baixa e alta; a antiga e a nova. 

Imagem mostra visão panorâmica de Lisboa, a partir do elevador Santa Justa
Elevador de Santa Justa.

Ao contrário do que vem acontecendo com o passar dos séculos, é Lisboa que vem “roubando” espaço do belo Tejo, o que permitiu a construção de imensas avenidas, do “caminho de ferro”, da construção do moderníssimo porto e da urbanização do Parque das Nações e o Centro Cultural Belém

Dica: Lisbon Story Centre é um museu interativo que trata da história de Lisboa, fica na Praça do Comércio.

Bertrand, a livraria mais antiga de Portugal

Importante: reserve uma parte do dia para caminhar pela rua Garret, e visitar a Livraria Bertrand, a maior e mais importante livraria da história de Portugal, fundada em 1732 por Pedro Faure. 

Seu primeiro endereço foi na rua Direita do Loreto, com o terremoto mudou-se, voltando 18 anos depois para a baixa pombalina. 

A famosa esquina era ponto de encontro de políticos, jornalistas e intelectuais, e de lá saiam as notícias mais frescas, como a fuga de D. João para o Brasil. 

Em 2010, a livraria ganhou o Guinness World Record como “os mais antigos livreiros em atividade”. 

A livraria Bertrand ficou na família até a morte de seu último descendente, no final do século 19, e passou por várias mãos, sem perder, porém, a personalidade, a importância e o catálogo de edições, apenas abrindo filiais por Portugal.

Imagem diurna mostra livraria Bertrand na esquina da pequena Lisboa
Livraria Bertrand, uma das mais antigas do mundo, na esquina da rua Garret.
Créditos: Mapio.net/google/nenhuma violação de direito pretendida

Dizem que os verdadeiros pastéis de Belém (a conferir) só se encontram na Antiga Confeitaria de Belém reza a lenda, que há muitos séculos, uma cozinheira, sentindo falta dos ingredientes suficientes para o doce que tinha em mente fazer, inventou esses pastéis que, por anos, foram vendidos somente no Mosteiros dos Jerónimos.

Imagem fechada mostra prato com pastéis de Belém ao lado de guardanapo, em Lisboa
Os verdadeiros pastéis de Belém
Créditos: pt.leteia.org

Você também pode gostar

Compare listings

Comparar
plugins premium WordPress