Crédito da imagem de capa: Foto: Camille Panzera/spguia.melhores destinos.com.br/ “nenhuma violação de direito pretendida”
A Ilha de Santa Catarina tem praias uma mais bonita que a outra. Mas o encanto dos moradores e dos turistas é a Lagoa da Conceição. Veja quais passeios fazer por lá!
A HIGH tem muitos amigos espalhados pelo Brasil e pelo mundo, que nos ajudam com as novidades dos lugares onde atuam, que dão dicas para fugir do lugar comum, e garantem o aval de quem vive nas cidades, bairros, condomínios e sabem o que estão indicando.
O grupo que vive na Ilha de Santa Catarina e conhece a Lagoa da Conceição como a palma da mão, é unânime: esses últimos tempos não foram favoráveis com a região, não existem novidades, algumas coisas fecharam, outras mudaram da Lagoa e estão em outras regiões (como a Galeria Luciano Martins que se mudou para a avenida Santa Mônica).
Mas indicam suas preferências de passeios na lagoa, principalmente os restaurantes. Porque a Ilha é um paraíso gastronômico, e qualquer quiosque é garantia de comida gostosa, caseira, peixes e frutos do mar fresquíssimos.
Há muito o que ser visto e visitado ao redor dessa Lagoa mágica, que reza a lenda tem suas águas salobras por terem sido formadas pelas lágrimas de Conceição, uma bruxa que foi separada de seu amado Peri, o índio que foi transformado em uma lagoa de águas doces no sul da Ilha.
O Santuário de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Lagoa, data de 1780, mas desde 1747 foi sendo construído e modificado. Ele fica em um lugar privilegiado, no alto do Morro da Lagoa, no Canto dos Araçás.
O Santuário já foi visitado por D. Pedro II, que presenteou a igreja com dois sinos, que estão lá até hoje. Há alguns anos a Igreja passou por uma restauração, mas manteve suas características arquitetônicas portuguesas.
É na região da Lagoa que fica o Parque Estadual do Rio Vermelho, onde além da rica biodiversidade, criada para a proteção da fauna e da flora locais, e com trilhas abertas para caminhadas, tem-se as Dunas da Joaquina, na vizinha praia da Joaquina, perfeitas para a prática do divertido sandboard.
A mais bela vista é do alto do Mirante da Lagoa, no final da Avenida das Rendeiras, enquanto você estiver caminhando até lá, aproveite para dar uma olhada nas barraquinhas com trabalhos de renda de bilro, e outros trabalhos artesanais, você vai se surpreender.
Outro passeio que vale a pena é pegar um barco e ir até à Costa da Lagoa, existe um único caminho por terra, bastante acidentado, que a ligam à Freguesia da Lagoa, passam pelo Canto dos Araçás, a mais antigas freguesias da Ilha, o Saco Grande, montanhas e onde existem ruínas de antigos moinhos, casarões, e outros resquícios de antigos moradores.
Hoje o Canto da Lagoa é um dos lugares para quem procura sossego e tranquilidade para viver. E onde fica, também, o Botanique Condomínio Canto das Lagoa e suas propostas de plantas de casas super bacanas.