Um lugar para viver com cultura e qualidade de vida, cercado de verde, museus, esportes ao ar livre e parques…
Você sabia que Moema tem um dos mais altos índices de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da cidade, com 0,972, em uma escala de zero a um, e uma das mais altas rendas familiares da cidade, só perdendo para o Morumbi?
Por estar muito perto do Parque Ibirapuera, Moema é um dos principais lugares que proporcionam maior qualidade de vida, por ser uma das áreas de esporte ao ar livre mais utilizadas da cidade.
Por suas ruas asfaltadas (proibidas para carros) e vielas de terra que cortam as matas, é possível pedalar, correr, caminhar, e, sob a marquise, andar de skate e patins.
Paraíso das bikes
Ainda na região, mas fora do perímetro do Parque Ibirapuera propriamente dito, fica o Parque das Bicicletas, uma grande área arborizada ideal para quem gosta de pedalar.
Quem não tem bike pode alugar. Skates, patins e patinetes são permitidos, mas nenhum veículo motorizado ou animal de estimação é permitido.
Onde: Rua Iraê, 35, tel. (11) 3396-6400 (por conta da pandemia é bom ligar antes para conferir os horários de funcionamento)
A bike dos seus sonhos
Segundo os moradores, pedalar é a mania do pedaço, e lojas que vendem bicicletas customizadas no Parque Ibirapuera não faltam. Anote:
- KRW Bikes: marcas Shimano, GtA e KSW. WhatsApp (44) 99182-7979
- Bike Sampa: Alameda dos Nhambiquaras, 1055 , tel. (11) 5051-6210
- Moema Bike Sport: Alameda dos Maracatins, N° 1592, tel. [11] 5533-8344 ou 2476-9800
- Bike for Life: Referência para quem faz triathlon e oficina certificada Shimano Center. Avenida Cotovia, 385 (11) 94901-4886 / [email protected]
- FreeCycle Store: Alameda dos Jurupis, 1348, tel. (11) 5093-5217
Mas não é só esporte que o Parque oferece, cultura é outro ponto forte, visto que o projeto de Oscar Niemeyer previu construções de vários museus, como:
- Museu de Arte Moderna;
- Museu da Aeronáutica;
- Museu do Folclore;
- Prédio da Bienal;
- Planetário;
- Auditório do Ibirapuera.
O auditório nasceu de uma parceria entre os arquitetos Oscar Niemeyer e Tomie Ohtake. Atravessando a passarela em direção ao antigo prédio do Detran, descobrimos o novo Museu de Arte Contemporânea que está um show.
Resumindo: é a maior concentração de cultura da cidade.