Créditos: google/lebistrotducusinier.com.br/divulgação “nenhuma violação de direito pretendida”
Restaurantes com chefs estrelados, bares descontraídos ou quiosques à beira mar, são várias as opções nas praias de Ipanema. Veja o que experimentar por lá!
Carioca sempre gostou de comer bem! Fosse nos botecos e seus petiscos, nos restaurantes de alto luxo do Copacabana Palace ou do Hotel Fasano. Mas há muitos outros, igualmente deliciosos.
Veja algumas opções de bares e restaurantes em Ipanema que você precisa conhecer:
Os restaurantes
O “Nosso” é uma mistura de bar e restaurante com cozinha de autoria do chef Bruno Katz. Um menu degustação (composto por couvert + sete etapas) que varia conforme os insumos disponíveis na semana, além de releituras das clássicas burratas, do ceviche e do steak tartar é uma das opções.
O L’Atelier Mimolette é um restaurante francês com cardápio que promete experiência gastronômica inesquecível.
Para veganos, o Teva é a proposta que oferece alta gastronomia com pratos 100% vegetais e orgânicos. O espaço é sofisticado, com estilo industrial. A comida é saborosa, experimente o carpaccio de cogumelos e a torta de maçã.
A cozinha mediterrânea é protagonista do Satyricon. E seus frutos do mar, peixes, moluscos e crustáceos expostos no balcão.
Exclusividade é a palavra de ordem do Le Bistrot du Cuisinier, comandado pelo Chef David Jobert, que atende a apenas 24 pessoas por vez.
Vale experimentar os escargots à la bourguignonne, servidos na casca com manteiga, alho e salsa, e o magret de canard ao molho de mirtilo com musseline de batata baroa.
O Espaço 7zero6 fica no Praia Ipanema Hotel, que tem como principal atração a vista privilegiada do Pão de Açúcar e do Morro Dois Irmãos. Aqui você pode degustar os melhores drinks e provar a culinária francesa comandada pelo Chef Kadu Soares.
O Pici Trattoria é um restaurante italiano que tem como entrada tartar de carne com trufas, parma com mussarela de búfala ou bruschettas com creme de burrata e molho pesto.
Como prato principal os tradicionais da culinária italiana: vale experimentar a massa típica da Toscana com linguiça artesanal e shitake ou o Carbonara — fiel às suas origens, com pancetta e uma gema por cima do prato para finalizar.
O Mäska é comandado por Gustavo Gill, ex-sócio do Grupo 14zero3, e Joca Ururahy, produtor do vinho Zalfa em Mendoza e sócio da House of Wine.
Tem cozinha aberta, criação do chef Pedro Coronha, com experiência nos estrelados Eleven Lisboa e Noma, em Copenhagen; o menu aposta em receitas afetivas com pitadas asiáticas.
Steak tartar defumado, com mignon picado na ponta da faca, aïoli de carvão e fritas; arroz de tomate, camarão na brasa e brócolis no missô com gergelim fazem parte do menu.
O Babbo Osteria tem como proposta unir o melhor da culinária italiana com um toque tropical. A novidade é a sala do chef, um espaço que terá mesa para oito pessoas, onde servirá um menu degustação.
O Talho Capixaba está abrindo uma nova unidade em Ipanema e tem como sócio Rafael Saavedra, sua aposta: pães artesanais e doces caseiros, e servirá café da manhã e brunch.
A unidade de Ipanema do Jappa da Quitanda, deve estar abrindo as portas, com a mesma criatividade da unidade do centro.
Um pedacinho da Grécia chama-se Oiá em Ipanema. A decoração remete para as ilhas do mar Egeu. Na culinária o diferencial está na divisão entre Terra e Mar, vale a pena experimentar as duas categorias com algumas releituras do chef Elia Schramm.
Os Bares
O bar Garota de Ipanema já é famoso por ter sido onde foi composta a música de Tom Jobim e Vinícius de Morais e que batiza a casa.
Mas vale chamar a atenção para o Bar Vinte, na Rua Visconde de Pirajá, o Paz e Amor, o Boteco Boa Praça — substituto do antigo Astor, que conta com feijoadas e roda de samba em dias específicos — e o Iara. Todos muito bem recomendados.
Quiosques também fazem parte dos bares e restaurantes em Ipanema!
Um dos costumes cariocas e também o desejo de turistas nas praias da “Cidade Maravilhosa” é frequentar quiosques. E os de Ipanema são os mais concorridos!
Quiosque de suco natural, sucos extraídos das frutas in natura, hum… delícia! Uma ótima opção para se refrescar.
A lanchonete Beach Sucos, chega à Ipanema e já é o melhor “point” da região! Seja para o café da manhã, almoço, lanches da tarde ou a fominha da madrugada.
O Quiosque do Suco não fica na beira da praia, mas no interior do bairro e além dos sucos, serve refeições e sanduíches.
A Geneal Ipanema é uma rede de sanduíches e bebidas que foi inaugurada em 1963, suas carrocinhas de cachorro-quente sempre estão presentes em praias e festivais cariocas. Além do hot dog, eles também têm mate, açaí, biscoito Globo, água de coco e, é claro, sucos naturais.
Para quem é visitante, ou quem mora na região, são muitas as opções de bares e restaurantes em Ipanema, sem deixar de lado os quiosques, que também oferecem variedades para comer e beber, e ainda aproveitar a beleza da praia.