Highlights
O que rola de especial por ai

Praia de Ipanema: “Olha que coisa mais linda…”

A música “Garota de Ipanema” de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, que correu o mundo em várias versões (são 240) e idiomas, cantava a beleza de uma moça que saía do mar. Essa canção ajudou a fazer a fama da mítica praia de Ipanema, uma das mais lindas do Brasil, com gente bonita e colorida pelo sol. 

Pode parecer um contrassenso que a bela Ipanema, em tupi guarani, significar “lago fedorento”; mas é fato: ela está longe de merecer qualquer adjetivo pejorativo!

Na imagem temos a foto da famosa garota da praia de Ipanema, a fotografia é em preto e branco, e nela uma mulher está saindo do mar que está ao fundo.
Helô Pinheiro: “a” Garota de Ipanema
Créditos: Google/ecestaticos.com/ ”nenhuma violação de direito pretendida”

Ipanema está localizada onde era a propriedade de José Antônio Moreira, o Conde de Ipanema, que loteou a área que vai de Copacabana ao Leblon, do mar a Lagoa Rodrigo de Freitas.

O lugar se transformou, com o passar dos tempos, num dos bairros mais cobiçados do Rio de Janeiro, com infraestrutura completa, edifícios de altíssimo luxo que se debruçam sobre o mar, outros menores e mais baixos, herança de outros tempos. 

Ruas tranquilas e arborizadas, comércio de todo tipo, bares e restaurantes, galerias de arte, livrarias, a Casa de Cultura Laura Alvim, museus, cinemas, etc.

Na imagem temos a fotografia da região da praia de Ipanema no passado. A foto é em preto e branco e é possível ver a a praia, o pão de açúcar, e algumas casas.
O passado da bela Ipanema
Créditos: Google/bn.gov.br/licenciável “nenhuma violação de direito pretendida”

A praia de Ipanema é uma faixa de 2,6 quilômetros de areia branca, que vai do Arpoador (que a separa de Copacabana) ao Leblon, e onde todos os esportes acontecem. 

Foi aqui que a tanga, aquele biquíni de calcinha minúscula, foi imortalizado. E o bordão “olha o limãozinho, moça bonita não paga, mas também não leva”, ficou famoso com o vendedor de limonada geladinha enquanto andava pela areia com sua tambor-geladeira de metal pendurada no ombro.

Também é impossível esquecer seus concorridos calçadões, sua marca registrada, projeto do arquiteto e paisagista Renato Primavera Marinho, em comemoração do quarto centenário da cidade.

A maior parte do comércio se encontra nas ruas Visconde de Pirajá, Maria Quitéria e Garcia D’Ávila, e quem ama uma feira orgânica fresquinha sabe que uma vez por semana ela acontece na praça Nossa Senhora da Paz. 

A molecada pode estudar nos os colégios São Paulo e Notre Dame, ou frequentar a Universidade Cândido Mendes.

Quer saber mais sobre essa linda praia? Confira pessoalmente. Vale muito a pena!

Na foto é possível ver o calçadão da praia de Ipanema com uma bicicleta ao fundo. É possível ver um pouco do mar a esquerda e bem mais distante montanhas e uma paisagem verde.
Calçadão: point de caminhadas, pedaladas e badalação
Créditos: Google/viajeali.com.br/ “nenhuma violação de direito pretendida”

Curiosidades sobre a praia de Ipanema: números que você precisa conhecer!

Imagem aérea de Ipanema
Valorização constante

Ipanema, principalmente a Avenida Vieira Souto (avenida da praia), tem um dos metros quadrados mais caros do mundo! E motivos não faltam: os edifícios parecem beijar a praia, e a vista é sempre de tirar o fôlego. O preço médio do metro quadrado no bairro é de R$ 19.563,00.

Mas como Ipanema não é só a avenida da praia, fique de olho em outras ruas super bacanas e procuradas, como:

  • Rua Barão da Torre, que tem preços diferentes se está perto ou mais longe da praia; 
  • Rua Joana Angélica, no pedaço entre a Lagoa e o mar, por conta do comércio; 
  • Rua Aníbal de Mendonça e a Rua Redentor, menores, mais tranquilas, sem muito movimento e apartamentos sofisticados.
Na imagem temos uma das ruas de Ipanema
Avenida Vieira Souto: o mar na sala de visita

Os postos

Uma das curiosidades sobre a praia de Ipanema é que as praias do Rio são divididas em “postos”, são 27 ao todo. O que significa que a cada mil metros tem um “posto” de guarda vidas que marca os points onde os diferentes grupos de amigos, familiares, etc, marcam de encontrar-se.

Os “postos” que cabem a Ipanema vão do número sete a dez, sendo que o nove é mais concorrido, pela presença de celebridades. 

O posto sete é o mais perto da praia do Arpoador e tem as melhores ondas para quem gosta de surfar. O oito é frequentado por pessoas jovens e animadas. O nove é mais badalado, e não importa o dia da semana e o horário sempre tem gente. 

Já o posto dez é frequentado por quem vive no bairro, fica quase no Leblon, e é bem mais tranquilo. No final do dia, o pôr do sol é um presente. Se você quer saber o que fica no interior desse trecho de Ipanema, vai encontrar cinemas como a Estação Net, a livraria Travessa, e a Casa Laura Alvim que também abriga um teatro e alguns cinemas.

Na foto temos o Posto 9, o mais concorrido de Ipanema
Posto 9, o mais concorrido de Ipanema
Créditos: https://invexo.com.br/blog “nenhuma violação de direito pretendida”

Programações 

No comecinho da praia de Ipanema, há dois programas que, talvez, nem todo mudo conheça. 

Numa das pontas de Ipanema, fica o Arpoador, onde no final dos anos 1960, o jornalista Carlos Leonam, fascinado diante da beleza do sol se pondo, começou a aplaudir o belo espetáculo da natureza, acabou sendo seguido por amigos como Glauber Rocha, João Saldanha e Jô Soares. O hábito foi imortalizado por Roberto Duailibi em uma propaganda de protetor solar. 

É esse pedaço que separa Ipanema de Copacabana, que fica o Forte de Copacabana e uma pérola escondida: a praia do Diabo.

Uma praia pequena, de mar aberto, rodeada por coqueiros. O mar nesse pedaço é bastante violento, então é melhor aproveitar para sentar nos bancos em volta da pequena praça a caminho da praia, e ficar apreciando a vista.

Praia do Diabo em Ipanema
Praia do Diabo

Lugares para visitar em Ipanema e conhecer sua cultura

Na imagem, a Livraria e sebo Lima Barreto em Ipanema
Livraria e sebo Lima Barreto
Créditos: nitadesign.com.br “nenhuma violação de direito pretendida”

Museus, galerias de arte, livrarias, casas de cultura e muito mais fazem de Ipanema um bairro que combina beleza e cultura. Conheça os lugares para visitar em Ipanema!

Nem todo mundo sabe, mas os museus de Ipanema não guardam relíquias de outros tempos — embora na época da escavação do metrô que liga a Barra da Tijuca a Ipanema, objetos dos tempos do Imperador tenham sido encontrados.

Nos museus Amsterdam Sauer e no H. Stern, o que se encontra são joias e pedras preciosas.

É no imenso cofre das joalherias que estão as mais de três mil pedras preciosas da Amsterdam Sauer e que ficam as reproduções de duas minas. Já no Museu H.Stern é possível participar de workshops e descobrir como lapidar gemas, e transformar rochas brutas em pedras de rara beleza.

Na imagem vemos uma exposição do museu H.Stern sobre jóias raras
Exibição do Museu H. Stern
Créditos: www.flickr.com/photos/riotur e https://media-cdn.tripadvisor.com/media/photo-s/08/11/b3/e6/museu-hstern.jpg  “nenhuma violação de direito pretendida”

Outro lugar para visitar em Ipanema é a Casa de Cultura Laura Alvim, que fica em um casarão antigo reformado. É um espaço que abriga várias manifestações culturais, com salas de cinema, auditórios para teatros e espaço para exposições diversas.

Além de contar com um café e um pequeno museu com desenhos, pinturas e revistas produzidos por um dos mais famosos cartunistas da segunda metade do século 19. Também há o Museu-Escritório com um pequeno acervo do médico e cientista Álvaro Alvim, assim como de sua filha Laura Alvim e de seu avô Agostini, que estão dispostos em alguns cômodos da casa, nos andares superiores.

Na imagem temos a Casa de Cultura Laura Alvim que fica em Ipanema
Casa de Cultura Laura Alvim
Créditos: http://cultura.rj.gov.br/  “nenhuma violação de direito pretendida”

Já a arte moderna e contemporânea brasileira encontram espaço, há 55 anos, na Galeria de Arte Ipanema. 

Considerada uma das mais importantes e antigas galerias do país, reúne em seu acervo nomes de peso como Volpi, Cruz-Díez, Milton Dacosta, Lygia Clark, Sérgio Camargo, Di Cavalcanti, Portinari, Ivan Serpa, Guignard, Cícero Dias, Iberê Camargo, Antônio Bandeira, Pancetti, Tomie Ohtake, entre outros.

Imagem da parte interna da Galeria de Arte Ipanema
Galeria de Arte Ipanema
Créditos: Google/galeria-ipanema.com/divulgação “nenhuma violação de direito pretendida”

Livros de autores nacionais e estrangeiros, com espaço para cafezinho, leitura e lançamentos, é possível encontrar nas  Livraria Janela, Livraria Lima Barreto e a Livraria da Travessa.

Lugares aconchegantes e com curadoria de livros especial. Enquanto isso, os grupos teatrais se apresentam nos Teatro Ipanema e Estação Ipanema. 

Esquerda: Janela Livraria: um grande acervo infantil // Direita: Livraria da Travessa, a mais famosa
Créditos: Google/travessa.com.br/divulgação e google/janelalivraria.com.br/divulgação “nenhuma violação de direito pretendida”

Arte e antiguidade também é cultura. O Rio de Janeiro está repleto de edifícios e esculturas históricas, principalmente no Centro. 

Em Ipanema, a estrela é o chafariz das Sacaduras, que foi construído a pedido das irmãs do Convento da Ajuda no final do século 18. Na época da demolição do edifício, foi doado para a prefeitura e instalado na atual Praça General Osório, no coração de Ipanema.

No começo do século 20, foram construídos o Colégio Franciscanos e a Igreja Nossa Senhora da Paz, obras que remetem ao passado do bairro.

O primeiro supermercado de alto padrão de qualidade e serviço, fica bem perto e aos domingos acontece a tradicional Feira Hippie, com venda de artesanato e quadros.

Onde fazer compras em Ipanema? Conheça as diversas opções de lojas

Loja inaugurada pela Havaianas
Créditos: https://monpetitmondeartesanato “nenhuma violação de direito pretendida”

O Rio de Janeiro, e principalmente Ipanema, sempre foram os points do melhor da moda nacional, e hoje dá espaço ao alto luxo!

Lojas e butiques de sotaque bem carioca, como a Osklen e a Farm, têm suas origens em Ipanema, e espalharam sua descontração pelo Brasil como alguns dos principais lugares onde se fazer compras.

E por conta do charme, o bairro atraiu marcas internacionais de alto luxo, como  Mont Blanc e Louis Vuitton. 

Já outras grifes objetos do desejo, escolheram se instalar nas ruas Visconde de Pirajá e Maria Quitéria e na Galeria Forum de Ipanema (uma galeria inaugurada em 1983, que até hoje reúne as melhores marcas nacionais e internacionais).

Esquerda: Forum Ipanema: na moda desde os anos 1980 // Direita: Co-brand entre as duas marcas mais cariocas do Brasil: Havaianas e Farm.
Créditos: google/visaodamoda.com.br/ e http://janetejung.blogspot.com “nenhuma violação de direito pretendida”

Além dessas ruas citadas, não se pode esquecer a Garcia D’Avila, considerada a 39ª rua mais cara do mundo — e sofisticada, claro! 

São várias as opções para fazer compras, nessa rua você encontra marcas como:  AdidasVansLouis VuittonH’SternHavaianas, Sauer, Ellus, Richards, Ben Bros, entre outras, como a francesa Hermès

No que convencionou-se chamar “Quadrilátero do Charme”, ainda se encontram o Shopping Leblon e o Village Mall, mais opções para se fazer compras em Ipanema. 

O lugar é um verdadeiro paraíso de lojas e marcas, o que não faltam é possibilidades para comprar roupas, calçados, presentes, etc. Não deixe de conhecer!  

Bares e restaurantes em Ipanema: diversos lugares para comer e beber bem

Prato com receita extravagante em restaurante de Ipanema
Le Bistrot du Cuisinier
Créditos: google/lebistrotducusinier.com.br/divulgação “nenhuma violação de direito pretendida”

Restaurantes com chefs estrelados, bares descontraídos ou quiosques à beira mar, são várias as opções em Ipanema. Veja o que experimentar por lá!

Carioca sempre gostou de comer bem! Fosse nos botecos e seus petiscos, nos restaurantes de alto luxo do Copacabana Palace ou do Hotel Fasano. Mas há muitos outros, igualmente deliciosos. 

Veja algumas opções de bares e restaurantes em Ipanema que você precisa conhecer: 

Os restaurantes

O “Nosso é uma mistura de bar e restaurante com cozinha de autoria do chef Bruno Katz. Um menu degustação (composto por couvert + sete etapas) que varia conforme os insumos disponíveis na semana, além de releituras das clássicas burratas, do ceviche e do steak tartar é uma das opções.

O L’Atelier Mimolette é um restaurante francês com cardápio que promete experiência gastronômica inesquecível.

Na imagem, dois pratos de restaurantes de Ipanema que fazem sucesso
Esquerda: Restaurante Nosso: sucesso em Ipanema // Direita: L’Atelier Mimolette
Créditos: polencomunicacao.com.br/divulgação e google/weseekfood.com “nenhuma violação de direito pretendida”

Para veganos, o Teva é a proposta que oferece alta gastronomia com pratos 100% vegetais e orgânicos. O espaço é sofisticado, com estilo industrial. A comida é saborosa, experimente o carpaccio de cogumelos e a torta de maçã.

A cozinha mediterrânea é protagonista do Satyricon. E seus frutos do mar, peixes, moluscos e crustáceos expostos no balcão.

Prato com lagosta, salada e crustáceos em Ipanema
Do fundo do mar, sabores mediterrâneos
Créditos: google/satyricon.com.br/divulgação “nenhuma violação de direito pretendida”

Exclusividade é a palavra de ordem do Le Bistrot du Cuisinier, comandado pelo Chef David Jobert, que atende a apenas 24 pessoas por vez

Vale experimentar os escargots à la bourguignonne, servidos na casca com manteiga, alho e salsa, e o magret de canard ao molho de mirtilo com musseline de batata baroa.

O Espaço 7zero6 fica no Praia Ipanema Hotel, que tem como principal atração a vista privilegiada do Pão de Açúcar e do Morro Dois Irmãos. Aqui você pode degustar os melhores drinks e provar a culinária francesa comandada pelo Chef Kadu Soares.

Balcão, espreguiçadeiras e piscinas com vista para Ipanema
Praia Ipanema Hotel, onde fica o Espaço 7zero6
Créditos: google/praiaipanema.com/divulgação “nenhuma violação de direito pretendida”

O Pici Trattoria é um restaurante italiano que tem como entrada tartar de carne com trufas, parma com mussarela de búfala ou bruschettas com creme de burrata e molho pesto.

Como prato principal os tradicionais da culinária italiana: vale experimentar a massa típica da Toscana com linguiça artesanal e shitake ou o Carbonara — fiel às suas origens, com pancetta e uma gema por cima do prato para finalizar. 

Prato em restaurante de Ipanema com lula e molho
Pici Trattoria, un italiano buoníssimo
Créditos: Google/vidacarioca.net/ “nenhuma violação de direito pretendida”

O Mäska é comandado por Gustavo Gill, ex-sócio do Grupo 14zero3, e Joca Ururahy, produtor do vinho Zalfa em Mendoza e sócio da House of Wine. 

Tem cozinha aberta, criação do chef Pedro Coronha, com experiência nos estrelados Eleven Lisboa e Noma, em Copenhagen; o menu aposta em receitas afetivas com pitadas asiáticas. 

Steak tartar defumado, com mignon picado na ponta da faca, aïoli de carvão e fritas; arroz de tomate, camarão na brasa e brócolis no missô com gergelim fazem parte do menu.

Frente de restaurante em Ipanema
Mäska: pitadas asiáticas
Créditos: google/youmustgo.com.br/ “nenhuma violação de direito pretendida”

O Babbo Osteria tem como proposta unir o melhor da culinária italiana com um toque tropical. A novidade é a sala do chef, um espaço que terá mesa para oito pessoas, onde servirá um menu degustação. 

Mesa com ovos e farinha
Babbo Osteria: italianinho tropical
Créditos: google/globo.com.br/foto: Taís Barros “nenhuma violação de direito pretendida”

O Talho Capixaba está abrindo uma nova unidade em Ipanema e tem como sócio Rafael Saavedra, sua aposta: pães artesanais e doces caseiros, e servirá café da manhã e brunch.

A unidade de Ipanema do Jappa da Quitanda, deve estar abrindo as portas, com a mesma criatividade da unidade do centro.

Um pedacinho da Grécia chama-se Oiá em Ipanema. A decoração remete para as ilhas do mar Egeu. Na culinária o diferencial está na divisão entre Terra e Mar, vale a pena experimentar as duas categorias com algumas releituras do chef Elia Schramm. 

Frente de restaurante grego em Ipanema
Um grego bem carioca
Créditos: Lgoogle/letsflyaway.com.br “nenhuma violação de direito pretendida”

Os Bares

Bar em Ipanema
Boteco Boa Praça
Créditos: https://invexo.com.br/blog/novo-bar-boa-praca-ipanema-rj/ “nenhuma violação de direito pretendida”

O bar Garota de Ipanema já é famoso por ter sido onde foi composta a música de Tom Jobim e Vinícius de Morais e que batiza a casa. 

Mas vale chamar a atenção para o Bar Vinte, na Rua Visconde de Pirajá, o Paz e Amor, o Boteco Boa Praça — substituto do antigo Astor, que conta com feijoadas e roda de samba em dias específicos — e o Iara. Todos muito bem recomendados.

Os Quiosques

O novo visual dos quiosques de Ipanema
O novo visual dos quiosques de Ipanema
Créditos: google/oglobo.globo.com/ “nenhuma violação de direito pretendida”

Um dos costumes cariocas e também o desejo de turistas nas praias da “Cidade Maravilhosa” é frequentar quiosques. E os de Ipanema são os mais concorridos!

Quiosque de suco natural, sucos extraídos das frutas in natura, hum… delícia! Uma ótima opção para se refrescar.

A lanchonete Beach Sucos, chega à Ipanema e já é o melhor “point” da região! Seja para o café da manhã, almoço, lanches da tarde ou a fominha da madrugada.

O Quiosque do Suco não fica na beira da praia, mas no interior do bairro e além dos sucos, serve refeições e sanduíches.

Geneal Ipanema é uma rede de sanduíches e bebidas que foi inaugurada em 1963, suas carrocinhas de cachorro-quente sempre estão presentes em praias e festivais cariocas. Além do hot dog, eles também têm mate, açaí, biscoito Globo, água de coco e, é claro, sucos naturais.

Para quem é visitante, ou quem mora na região, são muitas as opções de bares e restaurantes em Ipanema, sem deixar de lado os quiosques, que também oferecem variedades para comer e beber, e ainda aproveitar a beleza da praia.

Carnaval em Ipanema: são muitas atrações!

Homem tocando trompete em carnaval de Ipanema
Blocos e bandas: o que vale é inspiração

Desde os “tempos do onça”, como se dizia antigamente, Ipanema é famosa pelas bandas e blocos que ainda hoje saem brincando pelas ruas do bairro.

Enquanto Copacabana tem o sambódromo lotado quando desfilam as escolas de samba, com suas músicas alegres e fantasias de cair o queixo, numa festa que encanta o mundo inteiro; o carnaval em Ipanema acontece de dia, com blocos de foliões caseiros, que passam o dia brincando na rua.

Em 2021, por motivos óbvios, o carnaval foi suspenso em todas as suas versões, mas a Cidade Maravilhosa se prepara para matar a saudade pelas ruas de Ipanema com desfile de blocos tradicionais como:

  • Banda de Ipanema, que saiu às ruas pela primeira vez em 1964 — ano do golpe militar, o objetivo dos foliões era protestar;  
  • Simpatia é Quase Amor há mais de 30 anos desfila suas cores lilás e amarelo pelas ruas do bairro e trazem brincadeiras divertidas; 
  • Rola Preguiçosa também é um dos blocos que circulam pelo bairro. 

Mas não são apenas esses que fazem a alegria de Ipanema, existem vários outros. E quanto mais criatividade melhor na fantasia!

Pessoas fantasiadas para carnaval de Ipanema
… mas é carnaval… na Banda de Ipanema
Créditos: Google/ims.com.br/ “nenhuma violação de direito pretendida”

Não pense você que o carnaval começa na sexta-feira e termina na quarta-feira de Cinzas, desde janeiro as ruas de Ipanema assistem seus blocos brincando pelas ruas. E imagine que no passado, era possível brincar ao lado de Cartola, Chico Buarque e Dona Zica da Mangueira.

Para o carnaval de 2022, mais de 500 blocos se inscreveram para brincar pela cidade inteira. Para matar a saudade da folia e trazer de volta o carnaval de Ipanema que todos gostam!

Você também pode gostar

Compare listings

Comparar
plugins premium WordPress