Além de ser conhecida pelos museus, que registram os mais diversos períodos da nossa história, Londres é famosa pelos concertos, balés, festivais de música…
Aos 150 anos, completados em março, o Royal Albert Hall é a maior e mais importante casa de espetáculos de Londres e uma das melhores do mundo.
Construída em estilo vitoriano, a história de sua abóbada de vidro é, no mínimo, curiosa. De forma arredondada, a obra estava parada à espera da chegada de sua monumental abóbada de vidro. Devidamente instalada, a peça desprendeu-se do lugar onde estava, indo se apoiar alguns metros abaixo, onde está até hoje.
O Royal Albert Hall tem espaço para seis mil pessoas, e por seu palco já passaram desde orquestras de música clássica, balés, a música pop e contemporânea, cinema e até o Cirque du Soleil.
Ele é sede do famoso BBC Proms, uma série de concertos de música clássica que acontece todos os verões desde 1895. Vale a visita pela arquitetura de seu edifício, e os efeitos de luz.
No verão é comum, também, que os parques da cidade recebam festivais de música, mímica, circo, entre outros. O Hampton Court, um belíssimo palácio cercado por jardins maravilhosos, também abre suas portas para festivais de música no verão.
É aqui que fica o Labirinto de Sebes, plantado no final do século 17, com um traçado que, reza a lenda, pode não ter saída. Em 2006 foi encomendado um trabalho artístico para o Labirinto, o grupo de arte Greyworld criou um projeto sonoro, Trace, sensacional.
Uma dica para apaixonados por flores é o RHS Hampton Court Palace Garden Festival, um festival que traz desde shows, workshops de jardinagem, culinária e o concorrido The Festival of Roses.
Estando na área, as dicas são almoçar no tradicional pub The Albany; ou ir até Richmond, um bairro e um parque super bacanas, e parar em um dos pubs às margens do rio para tomar um Pimms, uma bebida destilada à base de gim, que pode ser tomada pura ou misturada com limonada. Ou a popular sidra inglesa grande rival do chope.
Dica: Nessa época de pandemia, West End, a Broadway londrina, marcou para setembro a volta dos musicais. É bom conferir!
Anote alguns:
Back to the Future, baseado no filme de sucesso “De volta para o futuro”, é a estreia do ano, prevista para 20 de agosto.
2:22: Uma história de fantasmas, premiado texto de Danny Robins, divertido thriller repleto de efeitos sobrenaturais, nos palcos a partir de agosto.
Come from away, considerado o melhor musical do ano, narra a história real dos sete mil passageiros que pousaram no Canadá, no fatídico dia 11 de setembro, e foram recebidos na cidadezinha de Newfoundland. Estreia prevista para 22 de julho.