Créditos da imagem de capa: google/fortalezas.ufsc.br/”nenhuma violação de direito pretendida”
Porto privilegiado a meio caminho entre o Rio de Janeiro e o da Prata, a Ilha de Santa Catarina tem histórias e monumentos que remontam ao século 16.
Por ter sido um porto de parada para abastecimento, reparo de embarcações e cura de doentes, não são muitas as fortalezas, igrejas e monumentos que se espalham pela Ilha. Mas mesmo assim, o lugar é marcado por velhas histórias!
Nos arredores de Jurerê fica a Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Toda cercada por muros, erguida no começo do século 18, localizada no alto do morro da Ponta Grossa, com o intuito de proteger a Ilha de ataques indesejados.
A Fortaleza, que faz parte da história de Jurerê, foi abandonada por séculos, até que entre os anos de 1970 e 1980, foi tombada comoo Patrimônio Histórico, parcialmente restaurada, e os trabalhos de recuperação terminados nos anos 1990. Lá, há muita coisa interessante a ser vista, principalmente a Casa do Comandante.
No final da praia de Jurerê ficam as ruínas da Bateria de São Caetano, construída para servir de apoio para a Fortaleza, e ajudar a avistar ameaças nas praias de Jurerê e Canasvieiras. O lugar merece a visita.