Highlights
O que rola de especial por ai
Highlights
O que rola de especial por ai

Jurerê Internacional: conhecendo sua história

Créditos da imagem de capa: google/th.bing.com/ “nenhuma violação de direito pretendida”

Entre as muitas joias guardadas na Ilha de Santa Catarina – conhecida no passado como Praia Forte e também chamada de Florianópolis –, fica a praia de Jurerê Internacional, a mais procurada pelos turistas..

De olho no potencial de Floripa e na beleza da praia de Jurerê Internacional, que se localiza ao norte da Ilha, uma grande empreendedora imobiliária adquiriu os três quilômetros de praia, incorporou alguns condomínios já existentes, e ali construiu um condomínio planejado.

Ele foi criado com o objetivo de ser autossuficiente, preservar o meio-ambiente, e ser modelo de urbanização orgânica e sustentabilidade em todo o país. O lugar tem ruas largas e arborizadas, alguns poucos prédios baixinhos, casas grandes e super confortáveis, que por não terem muro, faz o passeio por suas ruas um tour arquitetônico bem bacana.

O Condomínio ainda conta com dois hotéis de altíssimo luxo com os melhores restaurantes, beach clubs e um shopping show a céu aberto. Além de exposições, peças, mostras, shows de música que acontecem pelas esquinas. E também é possível curtir o Cine Open Air, o Jurerê Jazz Festival, a Bienal do Design e o Elephant Parade ao som do mar.

Até então, Jurerê mantinha suas características de comunidade local, com pescadores e um pequeno comércio.

Para diferenciar o novo projeto do antigo povoado, já que os dois ocupam a mesma faixa de areia branca e mar tranquilo, o Jurerê Praia Hotel (erguido em 1980), passou a ser um simbólico marco divisório: de um lado Jurerê Tradicional; o outro, moderníssimo, foi batizado de Jurerê Internacional.

Duas imagens lado a lado mostram a praia de Jurerê durante o dia com céu ensolarado.
Jurerê Internacional: águas tranquilas e poucas ondas.
Créditos: google/sp.melhoresdestinos.com.br/

Os Esportes em Jurerê Internacional

Jurerê é um cenário ideal para vários esportes! Suas ondas pequenas e mais tranquilas, são ideais para aprender a surfar.

Vôlei de praia, frescobol, caminhada e corrida na praia, stand-up paddle, natação, são esportes que encontram nessa linda praia, um lugar ideal para serem praticados. 

E se você prefere um ambiente mais fechado, com instrutores e tudo mais, uma caminhada até Jurerê Tradicional te leva até as águas mornas, perfeitas para o banho de mar, as melhores raias para esportes aquáticos do país; o vento perfeito para quem pratica vela ou voos de kitesurfe.

Imagem mostra prática do esporte Kitesurf no entardecer de Jurerê
Voando de kite pelos céus de Jurerê Internacional.

Esportes e atividades como ginástica artística, circo, vôlei, muay thai, boxe, beach tennis, yoga, cross training, tênis, futebol e dança podem ser praticados a beira mar, no Jurerê Sports Center – Centro Artístico e Esportivo de Jurerê Internacional, onde fica o Ponto Restaurante & Bar e sua comida caseira requisitada. Não é bacana?

Imagem mostra mulheres jogando vôlei de praia em Jurerê
Quadras de voley no Jurerê Sports Center.
Créditos: google/jurere.com.br/ “nenhuma violação de direito pretendida”

Para os fanáticos vale o recado, dia 24 de abril de 2022 (postergada a data inicial de 7 de novembro) acontece o famoso Ironman da Ilha, com 3,8km de natação; 180,2km de bike e 42,2km de corrida.

Amante de história? Jurerê Internacional tem!

Porto privilegiado a meio caminho entre o Rio de Janeiro e o da Prata, a Ilha de Santa Catarina tem histórias e monumentos que remontam ao século 16.

Por ter sido um porto de parada para abastecimento, reparo de embarcações e cura de doentes, não são muitas as fortalezas, igrejas e monumentos que se espalham pela Ilha. Mas mesmo assim, o lugar é marcado por velhas histórias!

Nos arredores de Jurerê fica a Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Toda cercada por muros, erguida no começo do século 18, localizada no alto do morro da Ponta Grossa, com o intuito de proteger a Ilha de ataques indesejados. 

Imagem mostra estrutura de Fortaleza em Jurerê
Fortaleza São José da Ponta Grossa.
Créditos: google/fortalezas.ufsc.br/”nenhuma violação de direito pretendida”

A Fortaleza, que faz parte da história de Jurerê, foi abandonada por séculos, até que entre os anos de 1970 e 1980, foi tombada comoo Patrimônio Histórico, parcialmente restaurada, e os trabalhos de recuperação terminados nos anos 1990. Lá, há muita coisa interessante a ser vista, principalmente a Casa do Comandante.

Imagem mostra vista de quartel, na Fortaleza São José da Ponta Grossa, em Jurerê
Fortaleza São José da Ponta Grossa, vista do quartel da tropa.
Créditos: google/fortalezas.ufsc.br/”nenhuma violação de direito pretendida”

No final da praia de Jurerê ficam as ruínas da Bateria de São Caetano, construída para servir de apoio para a Fortaleza, e ajudar a avistar ameaças nas praias de Jurerê e Canasvieiras. O lugar merece a visita.

imagem mostra Ruínas da Bateria de São Caetano, em Jurerê
Ruínas da Bateria de São Caetano.
Créditos: google/fortalezas.org/ “nenhuma violação de direito pretendida”

Em Jurerê Internacional ficam os melhores restaurantes

Na maioria dos restaurantes e quiosques da Ilha come-se muito bem, principalmente frutos do mar fresquinhos.  Mas é em Jurerê Internacional que estão the best of da gastronomia!

Alguns dos melhores restaurantes da região  estão nos hotéis mais badalados de Jurerê Internacional, como Il Campanário Villaggio Resort e Jurerê Beach Village.

Imagem diurna mostra piscina de hotel em Jurerê.
A piscina e o hotel Il Campanario ao fundo.
Créditos: google/letsimage.com/ “nenhuma violação de direito pretendida”

Conheça a gastronomia do hotel Il Campanário Villaggio Resort: 

Positano Diamond Bar by D’Vie é o primeiro bar com uma joalheria, a D’Vie, do país. O menu, criado pelo chef Rafael Campagnolo, conta com drinques e pratos inspirados nas coleções de joias que podem ser comprados logo ali. O restaurante une os dois universos com perfeição. E mais: tem programação musical.

Duas imagens lado a lado mostram imagem interna de restaurante e mesa de petiscos, em Jurerê.
Positano Diamond Bar by D’Vie. Petiscos que são verdadeiras joias.                                                Créditos: google/letsimage.s3/ “nenhuma violação de direito pretendida”
  • No Simple by the Pool os petiscos são uma delícia e uma ótima opção para degustar à beira de uma das piscinas do hotel. O destaque são as ostras acompanhadas pelos famosos espumantes da serra gaúcha.
Imagem mostra Ostras servidas em Jurerê.
Ostras frescas combinam com espumante.
  • O La Fontana, no mesmo hotel, oferece buffet especialíssimo e menu à la carte. Os pratos são de frutos do mar, carnes, massas, saladas inspiradas nas culinárias brasileira e internacional. 

Tudo criado e assinado pelo chef Rafael Campagnolo, que usa ingredientes locais, frescos e naturais – alguns temperos e legumes orgânicos são cultivados no próprio hotel. Ao longo do ano, o restaurante promove calendários gastronômicos. 

No Jurerê Beach Village, são três os espaços gastronômicos: 

Imagem diurna e externa mostra a estrutura do Jurerê Beach Village
A curiosa arquitetura do Jurerê Beach Village e suas pontes sobre a piscina.
google/letsimage.s3/ “nenhuma violação de direito pretendida.
  • O café da manhã é servido no Boulevard, com seus 900m² que podem ser transformados até em salão de baile; 
  • Os drinques no Carijós Bar
  • Enquanto que o restaurante Z Perry, anexo ao hotel, reabriu suas portas remodelado, e serve uma elaborada cozinha contemporânea que combina toques italiano, francês e brasileiro e toques orientais, a comando do chef Celso Barbosa.
Fachada do restaurante Z Perry, em jurerê.
O restaurante Z Perry reabriu remodelado.
google/tripadivisor.com.br/ “nenhuma violação de direito pretendida”

Comidinhas gostosas fora dos hotéis

É bom lembrar que não são só os hotéis que servem uma boa e sofisticada gastronomia. Quem vive por aquelas bandas e entende os segredos das panelas e fogões, recomenda:

Acqua Plage,especializado em gastronomia mediterrânea, com lagostas, camarões, polvos e peixes frescos – assinados pelos chefs peruanos Sara Sanchez e Hugo Olaechea. 

Também é recomendado  elegante Donna Jurerê, (dining club que combina comida requintada e som de primeira, onde o carro chefe é o Congrio Beurre Blanc, aspargos grelhados com presunto di Parma e purê de mandioquinha. 

Imagem interna mostra mesas e sofás em estabelecimento de Jurere.
Espaço intimista do Donna.
Créditos: google/donnajurere.com.br/“nenhuma violação de direito pretendida”

O Noma Sushi, inspirado no pub japonês Izakaya, serve comidas perfeitas para determinadas bebidas. Outra indicação é o La Serena Cuisine & Lounge, um misto de boa comida e ambiente aconchegante. As opções de pratos são leves e balanceadas, ao mesmo tempo saborosas e práticas para degustação à beira-mar. O menu é assinado pela premiada chef executiva Viviane Chies.

E ainda a culinária fusion do Shack, uma boa pedida é o prato coreano Bibimbap, as pizzas da Forneria Paulistana, Cine Café, os burgers do Jurerê Beach Burger, as delícias do Rosso, e o sorvete do Maestro.

Basta lembrar que Jurerê Internacional sedia vários festivais de culinária, como o Food & Arts, Arts & Beer e Winter Fest, com várias opções gastronômicas, rótulos de cerveja, e muitas atrações. Por isso, sua gastronomia é tão completa e conta com grandes restaurantes!

Show e réveillon fervem em Jurerê Internacional!

Aqui é o point de shows e festas do réveillon! A praia conta com muita atração e DJs que comandam as festas. Você precisa conhecer!

E como cada vez mais estar ao ar livre é o que as pessoas querem, Jurerê Internacional trouxe para Floripa os beach clubs, que durante o dia são animados, tem boa comida e drinks gostosos, e a noite vira uma mescla de restaurante e “fervo” (balada).).

O day club mais legal da região é o P12 (Parador 12) que conta com piscina, camarotes com jacuzzi, deck com vista para o mar, restaurante, bar, dois palcos para shows e DJs que bombam. 

Para o réveillon, eles têm uma programação intensa, a festa inclui open bar e food, atrações como o grupo de circo Tholl, fogos de artifício e muita música boa. Vale conferir a agenda e ver se tudo vai acontecer mesmo.

Imagem msotram sofás para descanso em praia de Jurere.
A estrutura de praia do P12 Parador Internacional.
Créditos: google/parador12.com.br/ “nenhuma violação de direito pretendida”

Agenda para o fim do ano a partir de 26 de dezembro, conta com as participações de

  • Barões da Pisadinha; 
  • Jorge e Mateus; 
  • Alok; 
  • Dub Dogz;
  • Spettacolo 2022.

Mas existem outros beach clubs que podem fazer mais seu tipo. O Acqua Plage tem capacidade para 600 pessoas, uma parte é coberta, tem um deck e um espaço na areia com espreguiçadeiras e sofás, o open food fica por conta dos chefs peruanos Hugo Olaechea e Sara Sanchez. No Réveillon de 2022 o som começa a rolar às 22 horas e a queima de fogos brinda o novo ano.

Imagem diurna mostra estrutura do Acqua Plage, em Jurere.
Acqua Plage: muita curtição.
Créditos: google/jurere.com.br/ “nenhuma violação de direito pretendida”

O famoso Café de La Musique também se instalou em Jurerê Internacional, só que preferiu estar no Jurerê Open Shopping em frente a praia, com decks pé na areia, lounges e bangalôs. É um dos melhores points para assistir ao pôr do sol e també tem shows programados para o mês de dezembro.

Imagem mostra estrutura do Café de La Musique, em Jurerê.
Café de La Musique: pegada descontraída.
Créditos: google/cafedelamusique.com.br/ “nenhuma violação de direito pretendida”

E lembre-se do Complexo Music Park, um dos maiores do Brasil, formado por cinco ambientes/casas noturnas, o Stage Music Park, Terraza Music Park, Garden Music Park, Indoor Music Park e Posh Club, onde rolam shows e Djs.

Uma agenda básica, a ser confirmada por conta dos tempos atuais: 

  • Outubro: Skank; 
  • Dezembro: Ivete Sangalo e Claudia Leite; 
  • Janeiro 2022: Anitta; 
  • Abril 2022: a metaleira finlandesa Tarja Turunen.

E as compras em Jurerê Internacional?

Estão todas concentradas no Jurerê Open Shopping.

Por ser um condomínio, não existem lojas de rua em Jurerê Internacional, nem feirinhas. Em compensação, o Jurerê Open Shopping é a céu aberto, como se fosse uma quadra de ruas largas e arborizadas que seguem em direção a praia.

O shopping tem lojas exclusivas, dedicadas a moda masculina, feminina, infantil, esportiva, alguns bares e restaurantes, alameda de serviços, galeria de arte e até um relaxante spa. 

Vale visitar:: 

  • Mariah com sua coleção de caimento impecável, estampas geométricas e foco nas pantacourts;
  • Lez a Lez e sua moda darling de Jurerê Internacional, colorida, florida, alegre para o dia a dia e para a praia;
Imagem da fachada da loja Lez a Lez, em Jurerê.
Lez a Lez, moda feminina, colorida e florida. A aposta é o denim.
Créditos: google/br.fashionnetwork.com/ “nenhuma violação de direito pretendida”
  • Maestro Gelato Café Brasil é uma cafeteria e sorveteria italiana que trás para Jurerê a refrescância e os sabores deliciosos dos seus sorvetes e gelatos.

 

 

Você também pode gostar

Compare listings

Comparar
plugins premium WordPress