Considerado o esporte dos reis, príncipes e dos muito ricos, o polo é paixão da realeza e da biliardária Athina Onassis.
Athina Onassis, neta e herdeira do biliardário armador grego Aristóteles Onassis, é outra apaixonada por cavalos, só que sua especialidade é o hipismo clássico, modalidade que combina uma série de saltos de obstáculos correndo contra o tempo.
Frequentadora assídua de torneios e campeonatos, Athina criou um evento próprio, o “Athina Onassis International Horse Show” (AOIHS), para divulgar o esporte, principalmente no Brasil.
Hoje separada do brasileiro Doda Miranda, o cavaleiro número um do país, a moça vive uma vida tranquila, longe de badalações, em um apartamento pequeno em uma cidadezinha na Holanda, onde cria e treina seus animais.
O Haras Larissa recebeu uma visita ilustre em um de seus primeiros torneios de polo equestre. O príncipe Harry, da Inglaterra, mesmo há seis meses sem taquear, participou de uma partida beneficente entre seu time, o Sentebale, contra o St. Regis. O time dele venceu, mas há controvérsias se o príncipe fez um gol, ou não. Mas valeu a visita.
Curiosidades do esporte
- Foi um certo Kikkulis, professor de equitação do antigo reino de Mitanni (onde hoje estão a Turquia, Síria e o Iraque) quem teria adestrado os primeiros cavalos. O ano era 1360 a.C.
- A primeira participação de cavalos em uma Olimpíada, teria sido em uma corrida de biga puxada por quatro cavalos, na Grécia Antiga.
- Foi no século 19 que o salto a cavalo passou a ser praticado. E a Real Sociedade de Dublin criou, em 1881, a base das regras das atuais competições de hipismo.
- O hipismo tornou-se esporte olímpico nos Jogos de 1912 em Estocolmo, Suécia.