Quem vem do Morumbi e pega a Avenida Cidade Jardim, logo vê, do outro lado da avenida, uma caixa vermelha, que parece suspensa, e nem sempre sabe o que é. Essa historinha vale a pena ser contada, é curiosa e inusitada
Ali ficava a loja Forma, a mais criativa loja de móveis, que comercializava o melhor do design moderno mundial, projetada por Paulo Mendes da Rocha, em 1987. Uma verdadeira obra de arte arquitetônica.
“Pode um mesmo enredo incluir Lina Bo Bardi, Sérgio Rodrigues, Aurélio Martinez Flores, irmãos Campana e Paulo Mendes da Rocha? Mas não se engane com as entrelinhas: o âmago do enredo é a conservação do patrimônio arquitetônico moderno”, escreveu Fernando Serapião em seu delicioso texto sobre a reforma da icônica loja da Forma para abrigar o showroom da Uniflex.
A frase, segundo o autor do texto, foi ouvida por ele e dita por Aldo Urbinati, que liderava o escritório de arquitetura do Estúdio Tupi, antes de revelar o que iria fazer. O trabalho no interior do templo sagrado da arquitetura moderna, foi executado com maestria.
A grande ousadia? Pintar a fachada de vermelho. Um espetáculo.
Onde: Cidade Jardim 924, tel. (11) 2387-6168