Ipanema, principalmente a Avenida Vieira Souto (avenida da praia), tem um dos metros quadrados mais caros do mundo! E motivos não faltam: os edifícios parecem beijar a praia, e a vista é sempre de tirar o fôlego. O preço médio do metro quadrado no bairro é de R$ 19.563,00.
Confira a seguir mais curiosidades sobre a praia de Ipanema:
Ipanema não é só a avenida da praia, fique de olho em outras ruas super bacanas e procuradas, como:
- Rua Barão da Torre, que tem preços diferentes se está perto ou mais longe da praia;
- Rua Joana Angélica, no pedaço entre a Lagoa e o mar, por conta do comércio;
- Rua Aníbal de Mendonça e a Rua Redentor, menores, mais tranquilas, sem muito movimento e apartamentos sofisticados.
Os postos
Uma das curiosidades sobre a praia de Ipanema é que as praias do Rio são divididas em “postos”, são 27 ao todo. O que significa que a cada mil metros tem um “posto” de guarda vidas que marca os points onde os diferentes grupos de amigos, familiares, etc, marcam de encontrar-se.
Os “postos” que cabem a Ipanema vão do número sete a dez, sendo que o nove é mais concorrido, pela presença de celebridades.
O posto sete é o mais perto da praia do Arpoador e tem as melhores ondas para quem gosta de surfar. O oito é frequentado por pessoas jovens e animadas. O nove é mais badalado, e não importa o dia da semana e o horário sempre tem gente.
Já o posto dez é frequentado por quem vive no bairro, fica quase no Leblon, e é bem mais tranquilo. No final do dia, o pôr do sol é um presente. Se você quer saber o que fica no interior desse trecho de Ipanema, vai encontrar cinemas como a Estação Net, a livraria Travessa, e a Casa Laura Alvim que também abriga um teatro e alguns cinemas.
Programações não podem faltar nas curiosidades sobre a praia de Ipanema
No comecinho da praia de Ipanema, há dois programas que, talvez, nem todo mudo conheça.
Numa das pontas de Ipanema, fica o Arpoador, onde no final dos anos 1960, o jornalista Carlos Leonam, fascinado diante da beleza do sol se pondo, começou a aplaudir o belo espetáculo da natureza, acabou sendo seguido por amigos como Glauber Rocha, João Saldanha e Jô Soares. O hábito foi imortalizado por Roberto Duailibi em uma propaganda de protetor solar.
É esse pedaço que separa Ipanema de Copacabana, que fica o Forte de Copacabana e uma pérola escondida: a praia do Diabo.
Uma praia pequena, de mar aberto, rodeada por coqueiros. O mar nesse pedaço é bastante violento, então é melhor aproveitar para sentar nos bancos em volta da pequena praça a caminho da praia, e ficar apreciando a vista.