O Interior de São Paulo é responsável por um terço da produção científica do país, garantindo uma educação de qualidade.
Para alcançar esse ranking, reúnem-se uma variedade de faculdades e universidades reconhecidas nacional e internacionalmente.
Lá pelos idos de 1938, o interventor federal e depois governador da província de São Paulo, Armando de Salles Oliveira, sonhou construir, em parte da fazenda Butantan, uma Cidade Universitária, nos moldes de Harvard, Cambridge, Oxford, Stanford ou da Sorbonne, para citar algumas.
Não há evolução sem educação. O sonho ficou no papel por inúmeras razões e só se tornou realidade em 1968, uma decisão do regime militar de afastar os estudantes do Centro.
Os destaques
A Cidade Universitária reúne 20 unidades de ensino, três institutos especializados, dois institutos de pesquisa, entre outras instituições. A Universidade de São Paulo, parte desse grande Campus, é considerada uma das melhores (se não a melhor) da América do Sul.
Conforme o Interior do Estado foi se desenvolvendo, começou a atrair Universidades de qualidade. Um dos melhores exemplos é a UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, que conta com a companhia de outras 17 faculdades e universidades.
Entre elas, a PUC Campinas, a Unip e Facamp – Faculdade de Administração de Empresas de Campinas (uma das mais bem conceituadas pelo MEC (Ministério da Educação).
A cidade de São Carlos forma, com São Paulo e Campinas, uma das mais procuradas por seus cursos superiores como a UFSCar – Universidade Federal de São Carlos e a Escola de Engenharia da USP.
Na região, Piracicaba e Limeira também são muito bem servidas em termos de escolas superiores. Hoje o Interior de São Paulo é responsável por um terço da produção científica do País.
Outras boas universidades
Marília fica a pouco mais de 400 quilômetros da Capital e é servida por três importantes rodovias que a conectam com o país inteiro, o que facilita o acesso de quem procura uma das oito faculdades que a cidade abriga.
Relativamente perto está Ribeirão Preto, que tem entre suas dez faculdades um campus da USP. E também Bauru e a Unesp campus Bauru, entre outras escolhas.
Em São José dos Campos o destaque é o ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica, uma das melhores instituições de educação superior do Brasil.
E como a cidade é polo de tecnologia aeronáutica, outras faculdades engordam a lista de escolha, como a Unesp, três unidades da Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos (Etep; Jessen Vidal; Fatec-Expoente), entre outras.