Florianópolis é a bola da vez, e não é de hoje que o lugar chama atenção não só para quem quer curtir uma praia nas férias, mas também para aqueles que procuram um estilo de vida mais saudável, mais tranquilo, junto à natureza.
Além da natureza, vamos combinar que a ilha de Santa Catarina, que fica localizada no município de Florianópolis (a capital do estado de Santa Catarina), esbanja beleza e é de tirar o fôlego de quem a visita.
Florianópolis é um lugar bacana e repleto de coisas para ver e fazer. Atravessando uma das três pontes (Colombo Machado Salles, Pedro Ivo e Hercílio Luz), chega-se à essa ilha de Santa Catarina que já foi considerada “o destino do ano” pelo jornal New York Times e “uma das dez cidades mais dinâmicas do mundo” pela revista Newsweek.
São 20 km de praias, entre montanhas, planícies costeiras, restinga e mar. Águas calmas e pouco profundas, e as belezas de Floripa, o paraíso para quem gosta de praticar esportes, procura calma, para quem gosta de frutos do mar frescos (as ostras cozidas são sensacionais, assim com as lulas, os polvos, os peixes…) e até para quem procura ferveção.
Mas o primeiro cartão postal da Ilha de Santa Catarina foi a Lagoa da Conceição ou Nossa Senhora da Conceição da Lagoa, a primeira Freguesia fundada no estado de Santa Catarina, no ano de 1750.
A Lagoa da Conceição é dividida em duas partes ligadas por uma ponte: a Lagoa de Dentro onde fica o Canto da Lagoa; e a Lagoa de Fora, de frente para um dos mais belos nasceres do sol do país, onde estão a avenida das Rendeiras (elas fazem trabalhos lindos), o artesanato, barzinhos e quiosques, e tendo como cenário, também, as famosas dunas de areia.
Lagoa da Conceição: uma pérola no coração de floripa
A Ilha de Santa Catarina tem praias uma mais bonita que a outra. Mas o encanto dos moradores e dos turistas é a Lagoa da Conceição. Veja quais passeios fazer por lá!
A HIGH tem muitos amigos espalhados pelo Brasil e pelo mundo, que nos ajudam com as novidades dos lugares onde atuam, que dão dicas para fugir do lugar comum, e garantem o aval de quem vive nas cidades, bairros, condomínios e sabem o que estão indicando.
O grupo que vive na Ilha de Santa Catarina e conhece a Lagoa da Conceição como a palma da mão, é unânime: esses últimos tempos não foram favoráveis com a região, não existem novidades, algumas coisas fecharam, outras mudaram da Lagoa e estão em outras regiões (como a Galeria Luciano Martins que se mudou para a avenida Santa Mônica).
Mas indicam suas preferências de passeios na lagoa, principalmente os restaurantes. Porque a Ilha é um paraíso gastronômico, e qualquer quiosque é garantia de comida gostosa, caseira, peixes e frutos do mar fresquíssimos.
Há muito o que ser visto e visitado ao redor dessa Lagoa mágica, que reza a lenda tem suas águas salobras por terem sido formadas pelas lágrimas de Conceição, uma bruxa que foi separada de seu amado Peri, o índio que foi transformado em uma lagoa de águas doces no sul da Ilha.
O Santuário de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Lagoa, data de 1780, mas desde 1747 foi sendo construído e modificado. Ele fica em um lugar privilegiado, no alto do Morro da Lagoa, no Canto dos Araçás.
O Santuário já foi visitado por D. Pedro II, que presenteou a igreja com dois sinos, que estão lá até hoje. Há alguns anos a Igreja passou por uma restauração, mas manteve suas características arquitetônicas portuguesas.
É na região da Lagoa que fica o Parque Estadual do Rio Vermelho, onde além da rica biodiversidade, criada para a proteção da fauna e da flora locais, e com trilhas abertas para caminhadas, tem-se as Dunas da Joaquina, na vizinha praia da Joaquina, perfeitas para a prática do divertido sandboard.
A mais bela vista é do alto do Mirante da Lagoa, no final da Avenida das Rendeiras, enquanto você estiver caminhando até lá, aproveite para dar uma olhada nas barraquinhas com trabalhos de renda de bilro, e outros trabalhos artesanais, você vai se surpreender.
Outro passeio que vale a pena é pegar um barco e ir até à Costa da Lagoa, existe um único caminho por terra, bastante acidentado, que a ligam à Freguesia da Lagoa, passam pelo Canto dos Araçás, a mais antigas freguesias da Ilha, o Saco Grande, montanhas e onde existem ruínas de antigos moinhos, casarões, e outros resquícios de antigos moradores.
Hoje o Canto da Lagoa é um dos lugares para quem procura sossego e tranquilidade para viver. E onde fica, também, o Botanique Condomínio Canto das Lagoa e suas propostas de plantas de casas super bacanas.
Esporte? Pratique na Lagoa da Conceição!
Não importa se você prefere esportes aéreos ou aquáticos, a Lagoa é a “quadra” perfeita para qualquer um deles.
No caso, essa “falsa quadra” de esportes fica bem no centro da Ilha, voltada para o leste, de frente para o nascer do sol, e é feita de água, areia e céu: são 53 km de comprimento por de 5 a 15 km de largura. E aqui, tudo é possível!
Por ser rasa, a lagoa é perfeita para quem pratica stand up paddle e, dizem que remar no final da tarde é uma bela experiência; sair de caiaque remando pelas águas tranquilas é outro esporte com diversão garantida. O vento bate forte na Lagoa, o que faz com que a área seja perfeita para voar nas águas de windsurfe ou no céu de kitesurfe.
Para quem se amarra em surfe, o endereço é pertinho: a praia da Joaquina, logo ali ao lado, é o paraíso para esse esporte, com ondas famosas no mundo inteiro, point de surfistas e gente bonita, já foi sede de vários campeonatos mundiais e das séries classificatórias para a elite do ASP World Tour.
As artes da lagoa…
Além das rendeiras e do artesanato local, a menina dos olhos de Floripa, conta com outras artes que preenchem a ilha…
Além das belas paisagens e belezas naturais, a Lagoa da Conceição é repleta de artes e artesanatos. Passear pela Avenida das Rendeiras, por exemplo, pode ser um programão. A renda de bilro, uma tradição vinda dos Açores, era feita pelas mãos hábeis de mulheres enquanto esperavam os maridos voltarem do mar. A técnica foi passando de mães para filhas por gerações e hoje ganhou a companhia do tear e do crochê.
Você vai encontrar toalhas de mesa de vários tamanhos, toalhinhas de bandeja, cortinas, guardanapos, toalhas de lavabo, blusas e batas e mais um monte de artesanatos em cada barraquinha que se para.
Dica: Quem quiser aprender, além de comprar, tem aulas no Casarão Cultural Bento Silvério. Misturada a essas barracas, há o artesanato, peças feitas à mão, de barro ou de madeira, que traduzem o espírito criativo da Ilha.
Nascido no Rio Grande, o escultor Maia que fez uma carreira nacional e internacional de sucesso, escolheu a Ilha de Santa Catarina, mais precisamente a Lagoa da Conceição, para instalar o Jardim das Esculturas do Maia.
São artes que representam a mulher em seus diversos universos, as obras são de grandes dimensões e geralmente usam o tom terracota como base.
Gastronomia da Lagoa da Conceição
Se tem uma coisa que Floripa tem de bom, além da natureza, das praias e de muitos esportes, são os restaurantes! Come-se muito bem na Ilha.
A artista plástica Maria Pessoa trocou a agitação de São Paulo e a feitura de velas lindas, pela tranquilidade do “mato” na Ilha de Santa Catarina, e pelas aulas de cerâmica, que está adorando.
É ela, algumas amigas e filhos que garantem: nada abriu de novo na Ilha, mas existem excelentes restaurantes pela região da Lagoa e redondezas.
O restaurante Rosso fica em um lugar lindo em Santo Antônio de Lisboa, a freguesia mais antiga da Ilha, ponto escolhido pelo chef Allyson Müller para abrir seu primeiro restaurante. O prato objeto do desejo é o polvo, sua marca registrada.
Também no Canto da Lagoa, o Dolce Vita é um dos mais festejados restaurantes da Ilha. Com assinatura do chef Ricardo Caldas, que cria seus pratos com os melhores ingredientes, somados a culinária rústica, despretensiosa, autêntica e contemporânea. No menu encontram-se ingredientes frescos, carnes, cordeiro, canard, mignon e até bacalhau.
O lugar conta com uma das melhores sequências de camarão da região, além de outros pratos deliciosos como o polvo à timoneiro. Há pratos vegetarianos, sem glúten e sem lactose, ou outras opções como carnes e frangos. Também tem petiscos para um happy hour delicioso com uma vista maravilhosa.
O Restaurante Cabral é um dos melhores e super recomendado por gente de todas as idades. Está na Costa da Lagoa e é preciso pegar um barco para chegar até o local, o que já faz o programa mais divertido. Eles estão há 23 anos no espaço, a especialidade são os frutos do mar e quem comanda a cozinha é a família Cabral, Manoel e Nolícia.
Pizza é tudo igual? Não mesmo. Existem truques, massas, fornos e ingredientes que fazem toda a diferença. A redonda mais cobiçada da Ilha fica no Canto da Lagoa é a Pizzaria Basilico, com um cardápio de pizzas, duas combinações da casa, e mais calzones, beirutes, caçarolas e outras delícias.
Uma dica bacana: Tomar café da manhã no Café Paçaí, na Fortaleza da Barra da Lagoa, com uma vista maravilhosa.