Você conhece o Canal Saint Martin em Paris? Pelo menos já ouviu falar? Pois devia…
O Canal Saint Martin e todo seu entorno são the must go do momento, se você é descolado. Ele é um braço de rio que se encontra, na altura do 10eme, com o rio Sena e que tem em seus mais de quatro quilômetros de margens, um bairro super cool, com pontes, bistrôs, bares, cafés e lojinhas que só existem lá, além de atrações como o Palais des Glaces, o Jardin Villemin e a praça da Bastilha.
Cada vez mais famoso e procurado, o Canal pode ser considerado a versão século 21 do Marais dos anos 1980, e também o queridinho dos “BoBos” (boêmios-burgueses que gostam de levar uma vida mais alternativa).
Uma nova geração transada e ascendente, que gosta de conviver, lado a lado, com herdeiros de famílias tradicionais, imigrantes de primeira e segunda geração, ricos, pobres, lojas bacanas, outras nem tanto, bares de chefs estrelados ao lado de padarias mais caidinhas, centros de design moderníssimos, num misto vivo e real.
Ah! E a noite bomba. Por esse perfil eclético de edifícios confortáveis e reformáveis, os investidores estão de olho nesse novo 10eme, que tem, também, hotéis simpáticos.
Os points mais procurados do Canal, além da avenida que corre ao lado do rio, são o bar Chez Prune, com uma decô clássica e a cara de Paris, e o Le Point Ephémère, instalado em um antigo armazém industrial, que funciona como centro cultural, bar e restaurante.
Além da avenida, a Rue de Marseille reúne lojas de moda para um público jovem e pontas de estoque de grifes desejadas.
Não deixe de experimentar a boulangerie Du Pain et des Idées, uma padaria que data de 1889 e no começo dos anos 2000 foi comprada por um ex-executivo da moda, e teve sua decoração original mantida.
Outra dica imperdível é a loja Centre Commercial (leia-se grife de tênis francesa Veja), que vende quase tudo para o esporte feito com materiais ecológicos e sustentáveis e, seguindo pela rua, você vai encontrar várias lojas que só tem aqui.
Dois programões fazem parte do trajeto de barco pelo Canal, parte a pé. E ir conhecer o cinema 360º Geode, dentro de uma esfera que repete o formato do planeta.
Seguindo em frente vem a Bassin de La Villete, com lojas, bares, petit bistrôs, cafés e até cancha de bocha (pétanque), aproveite para conhecer a simpática loja Antoine & Lili e a livraria Artazart onde a pegada são livros de design gráfico, moda, fotografia e arquitetura.
São tantas as descobertas dessa área que é melhor sair flanando pelas ruas e ir descobrindo os seus próprios endereços.