De sua porção continental as 365 ilhas espalhadas pela grande baía, descubra os lugares mais bonitos em Angra dos Reis
Escolher quais as ilhas mais bonitas dessa grande baía formada por oito baías e um sem fim de praias de todos os tamanhos, desenhos e tipos de areia, é tarefa para especialista, navegante, conhecedor.
E talvez, mesmo que alguém passe um ano embarcado, visitando uma ilha por dia, a tarefa seja difícil.
Mas tivemos algumas pistas de conhecedores de todo esse litoral, e dicas pescadas do Guia de Angra, Paraty e Arredores, que nos ajudaram nessa escolha tão complexa. Descobrimos, inclusive, que uma dessas ilhas é do popstar Ricky Martín…
Vale lembrar os senhores navegantes, que Angra dos Reis é a menina dos olhos de quem tem embarcações de todos os tipos. Muitas de suas ilhas têm barcos-restaurantes que servem peixes e frutos do mar fresquinhos (alguns até entregam a bordo), o que atrai dezenas de barcos e muita gente.
Outras com águas tão tranquilas e transparentes que convidam ao mergulho, e trilhas que levam a boas caminhadas que terminam em cachoeiras, algumas ruínas, pequenos povoados, enfim…
Quem não gosta de bagunça, barulho, música alta, aglomeração, é melhor escolher outras ilhas mais desertas e silenciosas, e igualmente belas.
O Saco do Mamanguá é um paraíso de sossego, uma vez que nenhuma escuna chega até lá e são poucos os barcos que se aventuram por sua entrada estreita para pilotos inexperientes.
Por ser o único fiorde brasileiro, gera curiosidade, mas é preciso deixar o barco longe, fazer o trajeto de bote até a entrada do Saco, e subir até o topo do morro do Pão de Açúcar para admirar a vista. Haja fôlego…
A Praia do Engenho é bem exclusiva e passa longe do roteiro das escunas e dos turistas. A praia de areia fina tem como estrela uma amendoeira que oferece farta sombra. Caminhando para dentro da mata, encontram-se as ruínas de um antigo engenho de açúcar.
Nas Ilhas Botinas, as águas são cristalinas e marimbas, cocorocas, sargentos, xereletes e estrelas do mar estão ao alcance da mão. Na Ilha de Itanhangá, Charlão Bosworth (filho do arquiteto americano Charles Bosworth) recebe os visitantes de braços abertos. E suas esculturas expostas ao ar livre merecem ser vistas.
A Ilha da Gipóia é a segunda maior ilha de Angra e a pesca da Jurubaíba é a maior atração. É aqui que fica a praia de Jurubaíba ou do Dentista, a mais badalada do pedaço, com restaurantes flutuantes e um pôr do sol de perder o fôlego e que deve ser visitada fora de temporada. A praia das Amendoeiras, um presente de Deus de difícil acesso por barco por conta das ondas.