Créditos: nitadesign.com.br “nenhuma violação de direito pretendida”
Museus, galerias de arte, livrarias, casas de cultura são alguns dos lugares para visitar na praia de Ipanema que combinam beleza e cultura.
Nem todo mundo sabe, mas os museus de Ipanema não guardam relíquias de outros tempos — embora na época da escavação do metrô que liga a Barra da Tijuca a Ipanema, objetos dos tempos do Imperador tenham sido encontrados.
Nos museus Amsterdam Sauer e no H. Stern, o que se encontra são joias e pedras preciosas.
É no imenso cofre das joalherias que estão as mais de três mil pedras preciosas da Amsterdam Sauer e que ficam as reproduções de duas minas. Já no Museu H.Stern é possível participar de workshops e descobrir como lapidar gemas, e transformar rochas brutas em pedras de rara beleza.
Dentre vários outros lugares para visitar em Ipanema, um é a Casa de Cultura Laura Alvim, que fica em um casarão antigo reformado. É um espaço que abriga várias manifestações culturais, com salas de cinema, auditórios para teatros e espaço para exposições diversas.
Além de contar com um café e um pequeno museu com desenhos, pinturas e revistas produzidos por um dos mais famosos cartunistas da segunda metade do século 19. Também há o Museu-Escritório com um pequeno acervo do médico e cientista Álvaro Alvim, assim como de sua filha Laura Alvim e de seu avô Agostini, que estão dispostos em alguns cômodos da casa, nos andares superiores.
Já a arte moderna e contemporânea brasileira encontram espaço, há 55 anos, na Galeria de Arte Ipanema.
Considerada uma das mais importantes e antigas galerias do país, reúne em seu acervo nomes de peso como Volpi, Cruz-Díez, Milton Dacosta, Lygia Clark, Sérgio Camargo, Di Cavalcanti, Portinari, Ivan Serpa, Guignard, Cícero Dias, Iberê Camargo, Antônio Bandeira, Pancetti, Tomie Ohtake, entre outros.
Livros de autores nacionais e estrangeiros, com espaço para cafezinho, leitura e lançamentos, é possível encontrar nas Livraria Janela, Livraria Lima Barreto e a Livraria da Travessa.
Lugares aconchegantes e com curadoria de livros especial. Enquanto isso, os grupos teatrais se apresentam nos Teatro Ipanema e Estação Ipanema.
Arte e antiguidade também é cultura. O Rio de Janeiro está repleto de edifícios e esculturas históricas, principalmente no Centro.
Em Ipanema, a estrela é o chafariz das Sacaduras, que foi construído a pedido das irmãs do Convento da Ajuda no final do século 18. Na época da demolição do edifício, foi doado para a prefeitura e instalado na atual Praça General Osório, no coração de Ipanema.
No começo do século 20, foram construídos o Colégio Franciscanos e a Igreja Nossa Senhora da Paz, obras que remetem ao passado do bairro.
O primeiro supermercado de alto padrão de qualidade e serviço, fica bem perto e aos domingos acontece a tradicional Feira Hippie, com venda de artesanato e quadros.