Você sabe qual é o valor do metro quadrado no Jardim Europa? O belo e arborizado bairro está em segundo lugar em todos os rankings imobiliários. Confira!

Jardim Europa: o valor oficial do bairro encantado

O Jardim Europa não tem apenas nome, nem é apenas um legado de uma bela história, ele sim é legalmente o bairro mais valoroso da capital paulista, decretado por estudos e órgãos regulatórios.  

Saiba aqui qual é o valor do metro quadrado no Jardim Europa e como funciona a legislação para sua proteção. 

Um dos metros quadrados mais caros de São Paulo

Anúncio imobiliário de anos passados, com destaque para a placa decretando o Jardim Europa “bairro de elite” no canto superior esquerdo.

Você sabe qual é o metro quadrado mais caro de São Paulo? 

Se pensou Jardim Europa, quase acertou. 

O belo e arborizado bairro de ruas tranquilas está em segundo lugar em todos os rankings imobiliários e da revista Exame em 2020. A diferença de valores é mínima, mas o primeiro colocado é a Vila Nova Conceição. Veja.

  • Jardim Europa – R$ 10.190,00 (média);
  • Vila Nova Conceição – R$ 10.310,00 (média).

(dados Grupo SP Imóvel) 

Caso a pesquisa se referisse ao metro quadrado de área construída, podemos inferior que o Jardim Europa seria eleito o mais caro, uma vez que a maioria de suas residências são casas com extensa área externa, enquanto na Vila Nova Conceição é predominantemente prédio. 

Patrimônio digno de proteção legal

O Jardim Europa, junto com seus pares Jardim América, Paulista e Paulistano, forma o primeiro conjunto urbano tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), o que significa que existem regras rígidas de proteção dos “bairros-jardins”.

Foto: Carlos Barretta/Google Image

Tais regras começam por garantir a exclusividade do uso residencial unifamiliar e a valorização da propriedade; o traçado das ruas e praças contidas entre os alinhamentos dos lotes; a vegetação arbórea; e as linhas demarcatórias dos lotes que garantem o baixo adensamento populacional tão importante quanto o traçado urbano. 

Além dessas, existem a altura das edificações, dos muros, os recuos frontais e laterais, entre outros pontos. No site da prefeitura de São Paulo é possível pesquisar informações sobre a lei de zoneamento do Jardim Europa e, na plataforma Geosampa, você encontra o mapa digital da cidade aberto para consulta. 

O Jardim Europa e seus pares são considerados um pulmão verde de São Paulo de extrema importância para a qualidade de vida da cidade. São essas normas que fazem esses bairros tão únicos e especiais.

Gostou deste conteúdo? Fique por dentro de temas como este assinando a nossa newsletter, você receberá as novidades direto na sua caixa de entrada.

Oportunidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top
Close Bitnami banner
Bitnami