Várias regiões são polo de business: tecnologia, aeronáutica e polo calçadista são apenas alguns deles
Campinas, Piracicaba, Jundiaí, Taubaté, São José dos Campos, Ribeirão Preto, entre outras, se concentram num raio de 150 a 250 quilômetros da capital, cada uma com sua especialidade.
Juntas são responsáveis por uma economia que equivale à da Nova Zelândia ou do Chile e que corresponde a 15% do PIB nacional, segundo dados da Fundação Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados).
A região de Campinas e vizinhança pode ser considerada o Vale do Silício brasileiro, abrigando empresas como Lucent Technologies do Brasil, IBM, Compaq, Dell e Hewlett-Packard (isso para não falar das made in Brasil, como o Totvs, Algar, Brasoftware) e outras com sede na capital.
São José dos Campos, Taubaté, Botucatu, Bauru e São Carlos se destacam pelo desenvolvimento espacial e da aviação no país, com um Parque Tecnológico de última geração, voltado para o setor, além das cidades sediarem algumas unidades da Embraer.
Franca, Avaré e Birigui são polo calçadista, e a qualidade dos produtos made in Brasil é tamanha, que a maioria das criações são para exportação.