Tem quem ainda ache que os passeios de Miami são só compras e restaurantes: big mistake!
Não são só compras e idas à restaurantes os programas que Miami oferece. Há outros, diferentes, divertidos e se você tem tempo, imperdíveis.
Um dos passeios em Miami é ir de trem até West Palm Beach, aproveitar o dia nessa cidade charmosérrima e voltar; conhecer o Zoológico de Miami, com animais bem exóticos.
E para quem pode gastar mais de três horas de carro, no caminho de Orlando, dar uma parada na Siesta Key Beach, que é considerada a praia mais bonita dos Estados Unidos, com aquela pegada caribenha de águas transparentes, temperatura gostosa, e areia branquinha e fofa.
Hospedar-se em algum dos bungalôs, tipo delícia, é viver momentos american style.
Destino: West Palm Beach
O trem não pode ser mais futurista e rápido. Sai da Miami Central a cada meia hora, e em 65 minutos deixa os passageiros na estação central de West Palm Beach, a poucas quadras do centro, onde tudo acontece.
O programa é passear meio sem destino pela Worth Ave., olhando as lojas, entrando nos cafés, fazendo comprinhas. E depois ir almoçar, tranquilamente, no Sant Ambroeus.
O Sant Ambroeus é velho conhecido de quem frequenta Nova York.
Em 2016, ele abriu suas portas em West Palm Beach, levando para a ensolarada Flórida, o sabor (e o decór) da antiga culinária milanesa, revisitada pelo chef Marco Barbisotti.
O chef incluiu no menu: Vitello Tonnato, Tagliatelle alla Bolognese, Risotti e Cotoletta alla Milanese, e também novas criações inspiradas em frutos do mar e vegetais da estação. As sobremesas são deliciosos mil folhas, tiramissu, tortas e outras delícias.
Palm Beach é uma pequena ilha separada de West Palm Beach por pontes. É o lugar dos milionários, do luxo e da elegância, que merece a visita, já que você está por lá.
Palmeiras e a arquitetura de Jon Volk chamam a atenção, principalmente The Royal Poinciana Plaza, cercada por dezenas de renomados restaurantes, como o Carbone, Los Fuegos by Francis Mallman, L’Atelier de Joel Robuchon, Mr. Chow, Zuma, Salumeria 104 entre outros, e boutiques renomadas.
Zoológico de Miami
O Zoo Miami, também conhecido como The Miami-Dade Zoological Park and Gardens, além de ser o maior da Flórida, é o único subtropical do continente americano.
O que permite receber uma variedade enorme de animais vindos da Ásia, Austrália, África do Sul e das Américas, pouco conhecidos da maioria dos visitantes.
Eles estão agrupados conforme a região de onde vieram, cercados por plantas típicas de cada região, o que ajuda a criar o habitat que eles estão acostumados.
Se em 1948, data de sua fundação, o zoológico ocupava uma área de 48 acres, hoje são 750 acres, 4 milhas e caminhos, que abrigam mais de 500 espécies de animais.
Alguns exemplos:
Orycteropus afer
Orycteropus afer, que significa “porco da terra”, mesmo que ele seja mais aparentado dos elefantes do que dos suínos, é um mamífero noturno nativo da África sub-sahariana.
Pongo pygmaeus
Pongo pygmaeus, da família dos orangotangos (que significa o homem da selva), é nativo de Bornéu, na Indonésia e pertence a uma das três famílias de orangotangos da Ásia.
Swainson’s Toucan
Swainson’s Toucan é um tipo de tucano proveniente das Honduras, Colômbia e Equador.
Tanto o macho quanto a fêmea são companheiros, alimentam-se um ao outro, e os machos defendem as árvores de frutas para que sua companheira tenha o que comer.
Siesta Key Beach: no reino das águas claras
Quem tem oito mil quilômetros de mar e praias como nós brasileiros, quando chegam a Siesta Key Beach parece que nunca viram o mar. As águas são tão transparentes, como as de uma piscina morninha e a areia branquinha e macia parece pó de arroz (mas é de quartzo, o que traz, dizem, boas vibrações).
É o lugar perfeito para quem gosta de praia, de mergulho, de snorkel, de nadar. São poucas as opções de hospedagem, mas os bangalôs ficam bem perto da praia e tem aquele charme american beaches’ houses.
No centro é possível encontrar de tudo um pouco: lojinhas, mercados, restaurantes, bares, todos muito charmosos. Basta um dia? Não! É mais gostoso ficar mais, mesmo que seja para não fazer nada.