A música “Garota de Ipanema” de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, que correu o mundo em várias versões (são 240) e idiomas, cantava a beleza de uma moça que saía do mar. Essa canção ajudou a fazer a fama da mítica praia de Ipanema, uma das mais lindas do Brasil, com gente bonita e colorida pelo sol.
Pode parecer um contrassenso que a bela Ipanema, em tupi guarani, significar “lago fedorento”; mas é fato: ela está longe de merecer qualquer adjetivo pejorativo!
Ipanema está localizada onde era a propriedade de José Antônio Moreira, o Conde de Ipanema, que loteou a área que vai de Copacabana ao Leblon, do mar a Lagoa Rodrigo de Freitas.
O lugar se transformou, com o passar dos tempos, num dos bairros mais cobiçados do Rio de Janeiro, com infraestrutura completa, edifícios de altíssimo luxo que se debruçam sobre o mar, outros menores e mais baixos, herança de outros tempos.
Ruas tranquilas e arborizadas, comércio de todo tipo, bares e restaurantes, galerias de arte, livrarias, a Casa de Cultura Laura Alvim, museus, cinemas, etc.
A praia de Ipanema é uma faixa de 2,6 quilômetros de areia branca, que vai do Arpoador (que a separa de Copacabana) ao Leblon, e onde todos os esportes acontecem.
Foi aqui que a tanga, aquele biquíni de calcinha minúscula, foi imortalizado. E o bordão “olha o limãozinho, moça bonita não paga, mas também não leva”, ficou famoso com o vendedor de limonada geladinha enquanto andava pela areia com sua tambor-geladeira de metal pendurada no ombro.
Também é impossível esquecer seus concorridos calçadões, sua marca registrada, projeto do arquiteto e paisagista Renato Primavera Marinho, em comemoração do quarto centenário da cidade.
A maior parte do comércio se encontra nas ruas Visconde de Pirajá, Maria Quitéria e Garcia D’Ávila, e quem ama uma feira orgânica fresquinha sabe que uma vez por semana ela acontece na praça Nossa Senhora da Paz.
A molecada pode estudar nos os colégios São Paulo e Notre Dame, ou frequentar a Universidade Cândido Mendes.
Quer saber mais sobre essa linda praia? Confira pessoalmente. Vale muito a pena!
Curiosidades sobre a praia de Ipanema: números que você precisa conhecer!
Ipanema, principalmente a Avenida Vieira Souto (avenida da praia), tem um dos metros quadrados mais caros do mundo! E motivos não faltam: os edifícios parecem beijar a praia, e a vista é sempre de tirar o fôlego. O preço médio do metro quadrado no bairro é de R$ 19.563,00.
Mas como Ipanema não é só a avenida da praia, fique de olho em outras ruas super bacanas e procuradas, como:
- Rua Barão da Torre, que tem preços diferentes se está perto ou mais longe da praia;
- Rua Joana Angélica, no pedaço entre a Lagoa e o mar, por conta do comércio;
- Rua Aníbal de Mendonça e a Rua Redentor, menores, mais tranquilas, sem muito movimento e apartamentos sofisticados.
Os postos
Uma das curiosidades sobre a praia de Ipanema é que as praias do Rio são divididas em “postos”, são 27 ao todo. O que significa que a cada mil metros tem um “posto” de guarda vidas que marca os points onde os diferentes grupos de amigos, familiares, etc, marcam de encontrar-se.
Os “postos” que cabem a Ipanema vão do número sete a dez, sendo que o nove é mais concorrido, pela presença de celebridades.
O posto sete é o mais perto da praia do Arpoador e tem as melhores ondas para quem gosta de surfar. O oito é frequentado por pessoas jovens e animadas. O nove é mais badalado, e não importa o dia da semana e o horário sempre tem gente.
Já o posto dez é frequentado por quem vive no bairro, fica quase no Leblon, e é bem mais tranquilo. No final do dia, o pôr do sol é um presente. Se você quer saber o que fica no interior desse trecho de Ipanema, vai encontrar cinemas como a Estação Net, a livraria Travessa, e a Casa Laura Alvim que também abriga um teatro e alguns cinemas.
Programações
No comecinho da praia de Ipanema, há dois programas que, talvez, nem todo mudo conheça.
Numa das pontas de Ipanema, fica o Arpoador, onde no final dos anos 1960, o jornalista Carlos Leonam, fascinado diante da beleza do sol se pondo, começou a aplaudir o belo espetáculo da natureza, acabou sendo seguido por amigos como Glauber Rocha, João Saldanha e Jô Soares. O hábito foi imortalizado por Roberto Duailibi em uma propaganda de protetor solar.
É esse pedaço que separa Ipanema de Copacabana, que fica o Forte de Copacabana e uma pérola escondida: a praia do Diabo.
Uma praia pequena, de mar aberto, rodeada por coqueiros. O mar nesse pedaço é bastante violento, então é melhor aproveitar para sentar nos bancos em volta da pequena praça a caminho da praia, e ficar apreciando a vista.
Lugares para visitar em Ipanema e conhecer sua cultura
Museus, galerias de arte, livrarias, casas de cultura e muito mais fazem de Ipanema um bairro que combina beleza e cultura. Conheça os lugares para visitar em Ipanema!
Nem todo mundo sabe, mas os museus de Ipanema não guardam relíquias de outros tempos — embora na época da escavação do metrô que liga a Barra da Tijuca a Ipanema, objetos dos tempos do Imperador tenham sido encontrados.
Nos museus Amsterdam Sauer e no H. Stern, o que se encontra são joias e pedras preciosas.
É no imenso cofre das joalherias que estão as mais de três mil pedras preciosas da Amsterdam Sauer e que ficam as reproduções de duas minas. Já no Museu H.Stern é possível participar de workshops e descobrir como lapidar gemas, e transformar rochas brutas em pedras de rara beleza.
Outro lugar para visitar em Ipanema é a Casa de Cultura Laura Alvim, que fica em um casarão antigo reformado. É um espaço que abriga várias manifestações culturais, com salas de cinema, auditórios para teatros e espaço para exposições diversas.
Além de contar com um café e um pequeno museu com desenhos, pinturas e revistas produzidos por um dos mais famosos cartunistas da segunda metade do século 19. Também há o Museu-Escritório com um pequeno acervo do médico e cientista Álvaro Alvim, assim como de sua filha Laura Alvim e de seu avô Agostini, que estão dispostos em alguns cômodos da casa, nos andares superiores.
Já a arte moderna e contemporânea brasileira encontram espaço, há 55 anos, na Galeria de Arte Ipanema.
Considerada uma das mais importantes e antigas galerias do país, reúne em seu acervo nomes de peso como Volpi, Cruz-Díez, Milton Dacosta, Lygia Clark, Sérgio Camargo, Di Cavalcanti, Portinari, Ivan Serpa, Guignard, Cícero Dias, Iberê Camargo, Antônio Bandeira, Pancetti, Tomie Ohtake, entre outros.
Livros de autores nacionais e estrangeiros, com espaço para cafezinho, leitura e lançamentos, é possível encontrar nas Livraria Janela, Livraria Lima Barreto e a Livraria da Travessa.
Lugares aconchegantes e com curadoria de livros especial. Enquanto isso, os grupos teatrais se apresentam nos Teatro Ipanema e Estação Ipanema.
Arte e antiguidade também é cultura. O Rio de Janeiro está repleto de edifícios e esculturas históricas, principalmente no Centro.
Em Ipanema, a estrela é o chafariz das Sacaduras, que foi construído a pedido das irmãs do Convento da Ajuda no final do século 18. Na época da demolição do edifício, foi doado para a prefeitura e instalado na atual Praça General Osório, no coração de Ipanema.
No começo do século 20, foram construídos o Colégio Franciscanos e a Igreja Nossa Senhora da Paz, obras que remetem ao passado do bairro.
O primeiro supermercado de alto padrão de qualidade e serviço, fica bem perto e aos domingos acontece a tradicional Feira Hippie, com venda de artesanato e quadros.
Onde fazer compras em Ipanema? Conheça as diversas opções de lojas
O Rio de Janeiro, e principalmente Ipanema, sempre foram os points do melhor da moda nacional, e hoje dá espaço ao alto luxo!
Lojas e butiques de sotaque bem carioca, como a Osklen e a Farm, têm suas origens em Ipanema, e espalharam sua descontração pelo Brasil como alguns dos principais lugares onde se fazer compras.
E por conta do charme, o bairro atraiu marcas internacionais de alto luxo, como Mont Blanc e Louis Vuitton.
Já outras grifes objetos do desejo, escolheram se instalar nas ruas Visconde de Pirajá e Maria Quitéria e na Galeria Forum de Ipanema (uma galeria inaugurada em 1983, que até hoje reúne as melhores marcas nacionais e internacionais).
Além dessas ruas citadas, não se pode esquecer a Garcia D’Avila, considerada a 39ª rua mais cara do mundo — e sofisticada, claro!
São várias as opções para fazer compras, nessa rua você encontra marcas como: Adidas, Vans, Louis Vuitton, H’Stern, Havaianas, Sauer, Ellus, Richards, Ben Bros, entre outras, como a francesa Hermès.
No que convencionou-se chamar “Quadrilátero do Charme”, ainda se encontram o Shopping Leblon e o Village Mall, mais opções para se fazer compras em Ipanema.
O lugar é um verdadeiro paraíso de lojas e marcas, o que não faltam é possibilidades para comprar roupas, calçados, presentes, etc. Não deixe de conhecer!
Bares e restaurantes em Ipanema: diversos lugares para comer e beber bem
Restaurantes com chefs estrelados, bares descontraídos ou quiosques à beira mar, são várias as opções em Ipanema. Veja o que experimentar por lá!
Carioca sempre gostou de comer bem! Fosse nos botecos e seus petiscos, nos restaurantes de alto luxo do Copacabana Palace ou do Hotel Fasano. Mas há muitos outros, igualmente deliciosos.
Veja algumas opções de bares e restaurantes em Ipanema que você precisa conhecer:
Os restaurantes
O “Nosso” é uma mistura de bar e restaurante com cozinha de autoria do chef Bruno Katz. Um menu degustação (composto por couvert + sete etapas) que varia conforme os insumos disponíveis na semana, além de releituras das clássicas burratas, do ceviche e do steak tartar é uma das opções.
O L’Atelier Mimolette é um restaurante francês com cardápio que promete experiência gastronômica inesquecível.
Para veganos, o Teva é a proposta que oferece alta gastronomia com pratos 100% vegetais e orgânicos. O espaço é sofisticado, com estilo industrial. A comida é saborosa, experimente o carpaccio de cogumelos e a torta de maçã.
A cozinha mediterrânea é protagonista do Satyricon. E seus frutos do mar, peixes, moluscos e crustáceos expostos no balcão.
Exclusividade é a palavra de ordem do Le Bistrot du Cuisinier, comandado pelo Chef David Jobert, que atende a apenas 24 pessoas por vez.
Vale experimentar os escargots à la bourguignonne, servidos na casca com manteiga, alho e salsa, e o magret de canard ao molho de mirtilo com musseline de batata baroa.
O Espaço 7zero6 fica no Praia Ipanema Hotel, que tem como principal atração a vista privilegiada do Pão de Açúcar e do Morro Dois Irmãos. Aqui você pode degustar os melhores drinks e provar a culinária francesa comandada pelo Chef Kadu Soares.
O Pici Trattoria é um restaurante italiano que tem como entrada tartar de carne com trufas, parma com mussarela de búfala ou bruschettas com creme de burrata e molho pesto.
Como prato principal os tradicionais da culinária italiana: vale experimentar a massa típica da Toscana com linguiça artesanal e shitake ou o Carbonara — fiel às suas origens, com pancetta e uma gema por cima do prato para finalizar.
O Mäska é comandado por Gustavo Gill, ex-sócio do Grupo 14zero3, e Joca Ururahy, produtor do vinho Zalfa em Mendoza e sócio da House of Wine.
Tem cozinha aberta, criação do chef Pedro Coronha, com experiência nos estrelados Eleven Lisboa e Noma, em Copenhagen; o menu aposta em receitas afetivas com pitadas asiáticas.
Steak tartar defumado, com mignon picado na ponta da faca, aïoli de carvão e fritas; arroz de tomate, camarão na brasa e brócolis no missô com gergelim fazem parte do menu.
O Babbo Osteria tem como proposta unir o melhor da culinária italiana com um toque tropical. A novidade é a sala do chef, um espaço que terá mesa para oito pessoas, onde servirá um menu degustação.
O Talho Capixaba está abrindo uma nova unidade em Ipanema e tem como sócio Rafael Saavedra, sua aposta: pães artesanais e doces caseiros, e servirá café da manhã e brunch.
A unidade de Ipanema do Jappa da Quitanda, deve estar abrindo as portas, com a mesma criatividade da unidade do centro.
Um pedacinho da Grécia chama-se Oiá em Ipanema. A decoração remete para as ilhas do mar Egeu. Na culinária o diferencial está na divisão entre Terra e Mar, vale a pena experimentar as duas categorias com algumas releituras do chef Elia Schramm.
Os Bares
O bar Garota de Ipanema já é famoso por ter sido onde foi composta a música de Tom Jobim e Vinícius de Morais e que batiza a casa.
Mas vale chamar a atenção para o Bar Vinte, na Rua Visconde de Pirajá, o Paz e Amor, o Boteco Boa Praça — substituto do antigo Astor, que conta com feijoadas e roda de samba em dias específicos — e o Iara. Todos muito bem recomendados.
Os Quiosques
Um dos costumes cariocas e também o desejo de turistas nas praias da “Cidade Maravilhosa” é frequentar quiosques. E os de Ipanema são os mais concorridos!
Quiosque de suco natural, sucos extraídos das frutas in natura, hum… delícia! Uma ótima opção para se refrescar.
A lanchonete Beach Sucos, chega à Ipanema e já é o melhor “point” da região! Seja para o café da manhã, almoço, lanches da tarde ou a fominha da madrugada.
O Quiosque do Suco não fica na beira da praia, mas no interior do bairro e além dos sucos, serve refeições e sanduíches.
A Geneal Ipanema é uma rede de sanduíches e bebidas que foi inaugurada em 1963, suas carrocinhas de cachorro-quente sempre estão presentes em praias e festivais cariocas. Além do hot dog, eles também têm mate, açaí, biscoito Globo, água de coco e, é claro, sucos naturais.
Para quem é visitante, ou quem mora na região, são muitas as opções de bares e restaurantes em Ipanema, sem deixar de lado os quiosques, que também oferecem variedades para comer e beber, e ainda aproveitar a beleza da praia.
Carnaval em Ipanema: são muitas atrações!
Desde os “tempos do onça”, como se dizia antigamente, Ipanema é famosa pelas bandas e blocos que ainda hoje saem brincando pelas ruas do bairro.
Enquanto Copacabana tem o sambódromo lotado quando desfilam as escolas de samba, com suas músicas alegres e fantasias de cair o queixo, numa festa que encanta o mundo inteiro; o carnaval em Ipanema acontece de dia, com blocos de foliões caseiros, que passam o dia brincando na rua.
Em 2021, por motivos óbvios, o carnaval foi suspenso em todas as suas versões, mas a Cidade Maravilhosa se prepara para matar a saudade pelas ruas de Ipanema com desfile de blocos tradicionais como:
- Banda de Ipanema, que saiu às ruas pela primeira vez em 1964 — ano do golpe militar, o objetivo dos foliões era protestar;
- Simpatia é Quase Amor há mais de 30 anos desfila suas cores lilás e amarelo pelas ruas do bairro e trazem brincadeiras divertidas;
- Rola Preguiçosa também é um dos blocos que circulam pelo bairro.
Mas não são apenas esses que fazem a alegria de Ipanema, existem vários outros. E quanto mais criatividade melhor na fantasia!
Não pense você que o carnaval começa na sexta-feira e termina na quarta-feira de Cinzas, desde janeiro as ruas de Ipanema assistem seus blocos brincando pelas ruas. E imagine que no passado, era possível brincar ao lado de Cartola, Chico Buarque e Dona Zica da Mangueira.
Para o carnaval de 2022, mais de 500 blocos se inscreveram para brincar pela cidade inteira. Para matar a saudade da folia e trazer de volta o carnaval de Ipanema que todos gostam!