Ok! Nós brasileiros temos uma das costas mais bonitas do mundo, mas as praias de Punta del Este não desapontam.
Se Punta é uma península, é a partir dela que as praias se dividem em Playa Brava, águas acinzentadas e frias; e águas mais clarinhas, mas igualmente geladas na Playa Mansa. A diferença é que, por ser uma ponta e o verão bem seco, é possível ficar na praia até bem tarde.
Aliás, é bom saber que em Punta del Este tudo acontece mais tarde, chegar na praia às 8 horas é coisa de criança, e olhe lá; já, chegar às 17h e ficar até as 21 horas é cool, difícil até de encontrar lugar para estacionar.
Almoçar às 13 horas? Nem os senhores e senhoras mais idosos. E sair para jantar antes das 23 horas, está fora de questão. Depois é dar uma esticada no cassino e/ou alguma balada, e a hora de dormir vai ser lá pelas cinco da manhã. Dá pra acordar cedo e ir para a praia?
O bacana das praias é que elas são limpíssimas, têm quiosques super charmosos, com petiscos e bebidinhas gostosas, como o quiosque do hotel Serena, na Mansa e o animado Parada 30, na Brava.
Se você quiser explorar opções mais longe, siga na direção oposta à Montevidéu, passe a famosa ponte ondulada (que chega a dar frio na barriga), e você está em La Barra, onde existem praias mais reservadas como a Playa de la Posta, ou os points badalados Montoya, Bikini e Playa Manantiales, onde está a moçada pegando onda ou praticando algum esporte aquático.
Por ali está lotado de cafés, sorveterias e restaurantes bem descolados. Cerca de 30 km mais a frente fica o sofisticado balneário de José Ignácio, uma praia mais astral, descolada, e muito concorrida.
Naturistas também tem uma praia para chamar de sua: Playa Chihuahua, na baía de Portezuelo, dois mil metros de areias e águas claras, onde o nudismo (opcional) é praticado desde os anos 1960, com toda segurança da prefeitura de Maldonado.
Além das praias da cidade, duas ilhas também merecem atenção para quem gosta de navegar: Isla Lobos, a maior colônia de lobos marinhos do hemisfério sul, mas é proibido desembarcar; e Isla Gorriti que já foi esconderijo de piratas, e hoje é Reserva Natural e Patrimônio Cultural.