Highlights
O que rola de especial por ai

Hipismo no Haras Larissa: entenda o esporte que tanto encanta

Talvez nem todo mundo saiba que o hipismo engloba todas as modalidades esportivas que envolvam o homem e o cavalo.

A arte de montar a cavalo envolve equitação, hipismo clássico, hipismo rural, saltos, adestramento, corridas, polo e etc. Portanto não é correto confundir hipismo com equitação, muito menos pensar que quem joga polo não pratica hipismo. 

Hipismo: é o conjunto de esportes praticados envolvendo o homem e o cavalo.

Equitação: é a arte da cavalgada, o treinamento feito para coordenar a consciência corporal humana à do animal, buscando equilíbrio e harmonia. Pode-se dizer que é a “introdução” para outros exercícios como o adestramento, o salto, a corrida, o polo… 

Descubra aqui quais dessas modalidades fazem parte dos jogos olímpicos e quais não, quais suas principais características e diferenças. E que existem modalidades esportivas praticadas com cavalos que fazem parte dos jogos olímpicos, e outras não. 

Pista de treinamento do Haras Larissa
Pista de treinamento do Larissa.
Crédito: larissa.com.br

As olímpicas são:

Adestramento: é a realização de uma série de movimentos (figuras), com diferentes graus de dificuldade, executadas com a maior perfeição possível, que exigem a sintonia perfeita entre cavalo e cavaleiro (ou amazonas, no caso das mulheres). Juízes atribuem notas para quesitos como disciplina, prontidão e elegância.

Saltos: a dupla cavalo e cavaleiro/amazonas devem transpor, em uma pista própria, entre 10 e 15 obstáculos com alturas que variam entre 0,60 e 1,65m. Existem categorias diferentes entre os competidores. 

Na “Equitação Fundamental”, ideal para iniciantes, a altura dos obstáculos não ultrapassa 0,90m, e o que importa é cumprir o circuito dentro do tempo ideal. Nas provas com obstáculos de até 1 metro, as diferenças são pequenas e o cavaleiro escolhe se prefere cumprir a rotina no tempo ideal ou utilizar o cronômetro para contar o tempo. 

Nas demais alturas, vence quem cumprir o trajeto no melhor tempo, sem cometer faltas ou derrubar os obstáculos.

Treinamento de salto no Haras Larissa
Treinamento de salto em uma das pistas do Larissa.
Crédito: dinheirorural.com.br

Concurso Completo de Equitação (CCE): é como se fosse um triatlo a cavalo, que reúne as três etapas: adestramento, salto e cross-country, que revelam a habilidade do conjunto (homem e animal) em diversas situações.

Pentatlo moderno: Essa modalidade é relativamente recente nas Olimpíadas, e sua maior dificuldade é o fator surpresa, uma vez que os atletas ficam conhecendo suas montarias pouco antes da competição, ou seja, os cavalos são apresentados aos técnicos e atletas em um teste de salto, e é um sorteio que define quais serão os conjuntos. 

Assim, os atletas têm menos de meia hora para aquecer o animal e se familiarizar com eles. Quedas e faltas são corriqueiras devido a falta de intimidade entre a dupla, e são passíveis de eliminação.

O que conhecemos como hipismo clássico é um esporte completo e único que, mesmo reunindo boa parte das provas listadas acima, vai além das técnicas de equitação e montaria. Sua prática ensina valores que são fundamentais para o desenvolvimento da sabedoria e da maturidade humano.

As modalidades não olímpicas são:

Enduro: é uma prova de resistência do animal que deve percorrer entre 80 e 150km em etapas (anéis) de descanso e checagem. Caso o animal esteja muito cansado ou apresentar dores, ele é desclassificado.

Volteio: são movimentos de ginástica artística praticados sobre o animal em movimento, de forma harmoniosa. As provas são individuais, em duplas ou equipes, e as notas são aplicadas conforme a técnica, grau de dificuldade, equilíbrio, segurança do atleta e integração com o cavalo. 

Dica: para quem gosta de seriado “água com açúcar” envolvendo cavalos, não deixe de assistir Heartland (Netflix), a protagonista, além de ser uma encantadora de cavalos, faz movimentos sobre os animais inacreditáveis.

Atrelagem: são provas de adestramento, maratona e corrida de obstáculos feitas com o atleta no comando de uma charrete puxada por um, dois ou quatro cavalos (a versão atual das antigas corridas de biga). 

No adestramento, devem ser executados movimentos livres e obrigatórios numa pista de 100 x 400m. A parte da maratona é um percurso de 22 km com obstáculos naturais e artificiais; e a corrida de obstáculos é contra o relógio, onde os charreteiros devem se esquivar dos cones ao longo do caminho.

Rédeas: a prova de rédeas demonstra que o cavaleiro domina todos os movimentos do animal.

Você também pode gostar

Compare listings

Comparar
plugins premium WordPress